Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


O valor nutricional de MIKATI

Publicado por Muana Damba activado 27 Junio 2015, 05:08am

Etiquetas: #Usos e costumes da Damba

Por Makunza Tungu Tony Sofrimento

 

Tony Sofrimento Tungo

 

 

O tamanho definia a preferência e dividia os gostos.


Já sabíamos onde os encontrar levando em consideração estes pormenores.
Nalguns casos, já era familiar consumir o confeccionado por alguém que nos dava confiança de serem bons.


Os mais famosos e aproximados as bolas de Berlim, eram os do velho Armando, alcunhado de velho Bôlo, aí no Bairro da Missão, na Ndamba. Esses, tinham outros ingredientes, eram maiores e mais caros mas, compensava. Outros tantos tinham chancela de outras velhas como Rosa Malulu, Maria Pereira, Julia Saraiva, velha Mansanga, falando da cercania do lugar onde habitávamos.


Estamos a falar do MIKATI.


Aí mesmo perto de casa, a dois passos de descida, na porta do fundo do quintal, a tia Fineza Nsamba, cedo, ainda madrugada, iniciava o fritar os MIKATIS, naquelas panela-frigideiras cheias de óleo Mana. Há quem os frite em óleo de palma.


Um dia desses, de tão guloso e pedincheiro, um quente me foi posto na mão, que queimou e por isso ser alvo de uma boa reprimenda em casa. Coisas da vida e da meninice.


De simples farinha de trigo, eu já comi de farinha de milho, acrescentando levedura, açúcar e sal, faz-se um nutritivo alimento que contribuiu para o aumento das calorias na dieta alimentar dos mais necessitados.


O alimento serviu, em tempos de fome e crise, como o único componente proteico e fonte de carboidratos a suportar as necessidades das crianças que em idade escolar precisavam de alimento.


Preparado com a farinha de trigo, por isso, apresenta maior teor de fibras, que prolongam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.


A farinha de trigo para o efeito, mesmo em tempo de guerra intensa, estava lá, vinda de onde não se sabia bem mas, no norte, mais uma vez o Congo a fazer o papel de salvador.


As propriedades e o valor calórico do alimento se comparam na proporção de 65 gramas de MIKATI a um pedaço de 100 gramas de alcatra frita, um bife de 100 gramas.


Valor nutricional comparado a 2(dois) MIKATIS grandes:
Energia/Calorias 235kcal
Carboidrato 29g
Proteína 7g
Gordura total 12g
Gordura saturada 3,7g
Fibras 1,3g
Sódio 191mg
Potássio 50mg 


Relatos de responsáveis atentos falam das "façanhas" desse bola milagreira que acompanha até hoje a vida de muitos de nós.


São igualmente saborosos os feitos com sal, os comidos com gindungo, com ginguba torrada, os confeccionados com gengibre e os acompanhados com bom chá de bulukutu ou caxinde!
A "iguaria" que mais procuramos na praça da Ndamba é aquele MIKATI quentinho que custa 5 kwanzas.

 

Bolas de Berlin africanas, mais conhecidas por MIKATI.

Bolas de Berlin africanas, mais conhecidas por MIKATI.

Archivos

Ultimos Posts