Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Estudantes do Isced entregam material didáctico à escola 10 Dezembro no Kimbata

Publicado por Muana Damba activado 22 Junio 2015, 17:12pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Os alunos do Kimbata no munic´pio do Zombo

Os alunos do Kimbata no munic´pio do Zombo

Uíge - Membros da Associação dos Estudante do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Uíge entregou sábado aos alunos da iniciação a 6ª classe da escola 10 de Dezembro, no Quimbata e na localidade do Ntaya, município de Maquela do Zombo, diverso material didáctico e brinquedos, com vista a incentivar o gosto pela leitura e interpretação dos conhecimentos.

O presidente da Associação dos Estudantes do ISCED, Simão Abílio, disse que ofereceram aos mais de 200 alunos matriculados nestas localidades diversos livros esferográficas, lápis, borrachas, entre outro material escolar.

O responsável avançou que o gesto enquadra-se no âmbito do Dia Internacional da Criança, bem como no programa das comemorações dos 40 anos da Independência nacional a assinalar-se a 11 de Novembro do ano em curso.

“O nosso principal objectivo é contribuir na formação das crianças, para que a manha possam ter uma bagagem suficiente para a sua formação, visto que constituem o futuro e para o desenvolvimento da província e do país, em geral”, disse.

Simão Abílio realçou que os livros poderão ajudar na melhoria da aprendizagem das crianças, visto que cada uma delas poderá fazer revisões constantes em casa, aprimorando os conhecimentos adquiridos na escola.

“Dentro das nossas possibilidades esse gesto será extensivo para outras escolas da província, pois muitas crianças necessitam de livros de leitura”, enfatizou.

Simão Abílio avançou que para a melhoria da formação académica dos estudantes, a organização está a criar condições para o arranque, em Dezembro do ano em curso, de uma formação interdisciplinar e acelerada que vai integrar os cursos de informática e secretariado. Estes cursos serão ministrados durante três meses, num período de férias.

“A associação poderá anunciar as modalidades para as inscrições. Nesta altura, em colaboração com a direcção do ISCED, estão a ser criadas as condições necessárias, sobretudo as salas, equipamentos técnicos, meios informáticos e docentes que vão assegurar a formação dos jovens”, disse.

O responsável aconselhou os estudantes a não se limitarem apenas nos conhecimentos recebidos na sala de aulas, mas devem também fazer investigações, participando nas palestras, conferências, seminários e nas actividades extra-escolares para obterem mais conhecimentos que futuramente possam servir condignamente o país.

O director da escola 10 Dezembro no Quimbata, Jaime Bernardo, agradeceu o gesto da associação e disse que os livros vão contribuir na formação condigna dos alunos.

“Temos tido apoios da direcção municipal da educação em termos de material didáctico e, com esta ajuda, estamos reforçados e bem servidos na formação dos nossos filhos”, disse.

A localidade do Qumbata faz fronteira com a Republica Democrática do Congo e está localizada a cerca de 40 quilómetros da sede do município de Maquela do Zombo, enquanto a localidade do Ntaya, sede espiritual da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo Tocoista, está localizada a 30 quilómetros da sede de Maquela do Zombo.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts