Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Cidade do Uíge celebra 98 anos de existência na quarta-feira

Publicado por Muana Damba activado 29 Junio 2015, 14:15pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

A cidade do Uíge celebra os seus 98 anos da existência.

A cidade do Uíge celebra os seus 98 anos da existência.

Uíge - A cidade do Uíge, sede capital da província, comemora a 01 de Julho 98 anos de existência, desde que foi elevada a categoria de cidade, em 1917, pelo Capitão Manuel José Pereira e Alferes Tomaz Berberan.

Localizada no norte de Angola, Uíge, ex-vila Carmona, é o maior dos 16 municípios que a província possui, e considerada a primeira cidade, a seguir a de Negage.

Fundada nos meados de 1917, através da portaria nº 15444 de 01/07/1945, em 1955 passou a designar-se Vila Marechal Carmona, em honra ao antigo Presidente português Óscar Carmona. Após ter sido elevada, passou a denominar-se simplesmente Carmona, tendo readquirido o nome original de Uíge, em 1975.

O nome da cidade do Uíge é oriundo da designação do rio Uíge e também quando os portugueses chegaram a Carmona lhes foram desejadas mensagens de boas vindas na língua materna kicongo” Wiza kiambote”.

Há outras fontes que sustentam ainda que o nome Uíge deriva de uma expressão de kicongo que os antepassados expressaram na chegada dos portugueses” Wizidi”, que significa chegada.

Com uma população estimada em 493 mil 689 habitantes, segundo dados preliminares do Censo de 2014, Uíge é potencialmente agrícola, fruto do seu relevo planáltico, destacando-se no cultivo de café, mandioca, ginguba, feijão, óleo de palma, dentre outro produtos.

Nos anos 70 e 80, a cidade do Uíge ostentou um vasto parque industrial, com realce para a fábrica de refrigerante denominada “Dusol”, afecta a Bangola do Norte, a de bebidas Cifal e a de calçados, todas inoperantes actualmente devido a acção da guerra que assolou o país.

Hoje, a cidade do Uíge tem marcado alguns passos para o seu desenvolvimento social e económico, embora de forma tímida, fruto de alguns programas que têm sido implementados pelo governo local na construção e reabilitação de diversas infraestruturas sociais e económicas que visam proporcionar melhor qualidade de vida aos seus habitantes.

Para comemorar os 98 anos da fundação da cidade estão agendadas diversas actividades recreativas, desportivas, culturais, com destaque para a realização do 5º fórum provincial de oportunidades de negócios e investimentos, a conferência sobre a problemática da exploração, industrialização e comercialização de produtos florestais e madeira, assim como de café.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts