A administradora municipal da Damba, a Dra. Maria Fernandes Kavungu.no meio da imagem. Foto do Muana Damba
Damba - A administradora municipal da Damba, Maria Fernando Cavungo, instou, terça-feira, naquela cincuscrição, 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge, os pais e encarregados de educação à prestarem mais atenção às crianças, com vista a acabar com muitos actos de violência infantil.
Ao falar durante a visita que efectuou ao hospital municipal da Damba, em saudação ao DIA da Criança Africana (16 de Junho), a administradora municipal apelou aos pais das crianças internadas a reforçarem a atenção aos filhos.
"É preciso defendermos o futuro das nossas crianças, garantindo-lhes uma infância segura, num ambiente familiar onde possam viver com amor, educação, carinho e protecção, de modo a prevenirmos que surjam, no futuro, no nosso seio, pessoas frustradas, devido aos traumas que lhes afectou a sua infancia", alertou.
Durante a sua visita, a responsável ofereceu merendas aos doentes e incentivou os pais a terem em atenção a mudança do clima no município, de modo a evitar os males acarretados pelo tempo do frio: doenças respiratórias, intestinais e da pele.
Segundo informou o chefe de enfermagem do hospital municipal da Damba, Lutumba Makengo, mais de 50 crianças foram diagnosticadas com malária, resultando em quatro óbitos, nos últimos três meses.
Lutuma Makengo lamentou o facto de muitos pais e encarregados de educação persistirem em fazer primeiro tratamentos caseiros e, só depois, os levarem às unidades sanitárias em estado grave.
O responsável fez saber que, de 01 a 16 de Junho, nasceram 30 crianças em partos normais e 83 estão actualmente internadas.
Via Angop