Songo - A população dos diferentes bairros e aldeias do município do Songo, 40 quilómetros a Norte da cidade do Uíge, passou a ter acesso a vacinas de rotina desde os primeiros meses do ano, aumentando deste modo as possibilidades de prevenção, disse nesta quinta-feira o responsável pelo departamento de saúde pública da localidade, Baya Bernardo Teca.
Segundo o responsável, desde o primeiro trimestre do ano em curso, as autoridades sanitárias têm realizado campanhas de vacinação de rotina contra o sarampo, poliomielite e febre-amarela.
“Tendo em conta o grau de endemia da nossa localidade, adoptamos esta medida para contrapor a situação. Estamos a proceder a vacinação de rotina contra o sarampo, poliomielite, tétano, vitamina A e febre-amarela”, disse.
Paralelamente a este processo, os serviços sanitários têm levado em curso consultas de malária e HIV/Sida. A intenção, segundo o responsável, é controlar e prevenir estas doenças.
Baya Teca, que não revelou números, apontou a malária como a que mais preocupa as autoridades sanitárias da região, tendo em conta as proporções que tem vindo a atingir nos últimos dias. O município do Songo é um dos 16 que compõem a província do Uíge. Possui uma extensão territorial de 2.800 quilómetros quadrados, divididos em uma comuna, 13 regedorias e 81 aldeias.
Via Angop