Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Operadas 34 mulheres com fístula obstétrica no hospital da Damba

Publicado por Muana Damba activado 21 Mayo 2015, 02:52am

Etiquetas: #Notícias do Uíge, #Notícias da Damba

Hospital da Damba. Imagem do Muana Damba

Hospital da Damba. Imagem do Muana Damba

Uíge - Trinta e quatro mulheres com problemas de fístula obstétrica foram operadas de Janeiro a 19 de Maio corrente, no hospital municipal da Damba, informou hoje, quarta-feira à Angop, o director da referida unidade sanitária, Paulo Perimbelli.

Segundo o profissional, 155 mulheres das províncias do Cuanza Sul, Bengo, Huambo e Zaire foram igualmente operadas em 2014, no mesmo hospital.

“O nosso hospital da Damba não atende apenas pacientes da província do Uíge. Neste ano, do número de mulheres que sofreram intervenção cirúrgica, 14 são de Luanda, sete do Cuanza Norte, duas de Malanje, igual número para Huambo e Cuanza Sul, uma da Huíla e cinco do Uíge”, explicou.

Paulo Perimbelli assegurou que maior parte das pacientes operadas já voltou às suas respectivas áreas de origem.

Garantiu que o hospital da Damba vai realizar, no próximo mês de Junho, uma campanha para operação de cerca de 85 mulheres com casos de fístulas oriundas também de diversos pontos do país e que contará com a participação de outro especialista italiano.

“A campanha de Junho será uma ocasião para corrigir algumas cirurgias que pensamos não terem resolvido de forma cabal a situação de alguns doentes”, afirmou.

O médico de nacionalidade italiana apela a necessidade de melhor assistência obstétrica a todas as mulheres grávidas com vista a evitar o surgimento de mais casos de fístula no seio da camada feminina.

Defendeu também ser tarefa de todos membros da sociedade a divulgação de que “a fístula é um caso que pode ser tratado e evitado, basta recorrer ao hospital da Damba”.

Nove técnicos de saúde e um médico constituem a equipa de trabalho para estes casos específicos.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts