Uíge - Os médicos e técnicos do Centro Nacional de Oncologia realizaram quarta-feira, na cidade do Negage, 39 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, consultas de rastreio do cancro a população local no âmbito da 2ª edição da “Volta as terras do café em bicicleta/2015”, promovida pela equipa do Sport Benfica de Luanda.
Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o psicológo Adão Casimiro referiu que a actividade acontece numa parceria existente entre a formação do Sport Benfica de Luanda e o Centro Nacional de Oncologia, no sentido de esclarecer as famílias sobre os cuidados a ter com a doença.
“Durante a nossa estada nesta região norte do país, já realizamos palestras no Dondo, Ndalatando, Camabatela com efectivos da Polícia Nacional, enfermeiros, estudantes e outros elementos”, deu a conhecer.
Segundo ele, é importante durante a caminhada dos ciclistas passar-se informações a comunidade sobre os cuidados a ter sobre o câncer, visando o controlo da doença, uma vez que os doentes chegam ao Centro Nacional de Oncologia já numa fase muito avançada da doença.
Fez saber que a situação é bastante preocupante, com realce ao cancro do útero, da mama e da próstata, acrescentando que mensalmente são atendidos 100 novos pacientes no centro nacional.
O especialista defendeu a necessidade da população rever os hábitos alimentares, evitar o uso excessivo de bebidas alcoolicas, de tabaco e o comportamento sexual que estão na base dos riscos de desenvolvimento do cancro.
“O centro de oncologia já está a contar cada vez mais com os novos especialistas formados no Brasil, possuindo igualmente uma equipa multidisciplinar para dar resposta ao tratamento do cancro. Precisamos ainda de mais especialistas neste sector e o Ministério da Saúde continuará a enviar técnicos para formarem-se na área”, ressaltou.
Numa primeira fase, avançou o técnico, foram criados núcleos nas sedes das 18 províncias do país, mas a insuficiência de recursos humanos faz com que não se realizem com regularidade as actividades previstas.
A administradora do município de Negage, Rosa Garcia, depois de manifestar a sua satisfação pelo gesto, incentivou os membros integrantes da equipa do Sport Benfica de Luanda e os especialistas do Centro Nacional de Oncologia a continuarem com o feito, visando o bem da população.
Via Angop