Militantes da JMPLA doaram o sangue na Secção da Hemoterapia do Hospital Central do Uíge. Imagem de Arquivo
Por Valter Gomes
Um grupo de 150 militantes da JMPLA doou 91 unidades de sangue na Secção da Hemoterapia do Hospital Central do Uíge. A iniciativa enquadra-se nas jornadas patrióticas que decorrem em saudação aos 40 anos da Independência Nacional.
A secretária para a promoção social e género do Secretariado Provincial da JMPLA no Uíge, Euládia Catenda, disse que o objectivo é salvar os pacientes que necessitam de sangue. “Para facilitar o atendimento de pedidos de doação de sangue, sobretudo em relação aos casos mais urgentes, a JMPLA criou uma brigada de dadores que está disponível para doar a qualquer momento. Apelamos aos demais militantes da organização para reforçarem a acção de solidariedade.”
O segundo-secretário provincial da JMPLA, Benvindo Pedro, disse que a acção de solidariedade é também extensiva a outros municípios da província onde existem unidades sanitárias com serviços da hemoterapia. “Nós, os jovens organizados em brigadas solidárias, temos esta responsabilidade de contribuirmos com acções destinadas a salvar vidas de pessoas neceesitadas. Vamos continuar a realizar acções do género sempre que for necessário.”
A chefe da Secção de Hemoterapia do Hospital Central, Helena Matondo António, elogiou o gesto humanitário. Sublinhou que a quantidade de sangue recolhida ajuda a salvar doentes em estado grave que necessitam de transfusão. “Diariamente, atendemos mais de 30 doentes, maioritariamente crianças com problemas de malária.”
Via JA