Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Angolanos e chineses perspectivam novas áreas de cooperação

Publicado por Muana Damba activado 27 Mayo 2015, 06:29am

Etiquetas: #Notícias do país, #Diáspora, #Notícias da Damba, #Coisas e gentes da Damba

O director para Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores de Angola, André Panzo, no meio da imagem, entre Zacarias Manuel, administrador adjunto da Damba e João Lengo, administrador do Nsoso. Foto de Muana Damba

O director para Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores de Angola, André Panzo, no meio da imagem, entre Zacarias Manuel, administrador adjunto da Damba e João Lengo, administrador do Nsoso. Foto de Muana Damba

Beijing (Do enviado especial) - Angola e a República Popular da China perspectivam novas áreas de cooperação, devendo a parceria entre os dois países passar do financiamento para a reconstrução ao crescimento e desenvolvimento da nação angolana.

Com o foco nesse objectivo delegações multi-sectoriais dos dois países iniciaram nesta terça-feira, em Beijing, na China, a discussão preliminar dos documentos a serem apresentados a Comissão Mista de Cooperação, a ter lugar quinta-feira próxima (28), na capital chinesa.

Tivemos o primeiro encontro técnico entre especialistas das duas delegações, afirmou, no final do primeiro dia de trabalho o director para Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores de Angola, André Panzo.

Segundo o director, no encontro, que prossegue quarta-feira, está ser feito o balanço dos compromissos assumidos na última sessão da Comissão Mista e perspectivar o relançamento da cooperação.

Disse tratar-se de uma cooperação transversal que envolve vários sectores dos domínios económico, político e cultural, cujo balanço considerou positivo, tendo em vista os resultados registados.

No encontro, que decorre no Ministério do Comércio da China, o director para Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores disse estar sobre a mesa, entre outros instrumentos jurídicos, a renovação do acordo de cooperação cultural que venceu em 2014.

O acordo inicial, referiu, foi rubricado em 2012. "A nossa perspectiva é

renovar esse entendimento para que prossiga a sua vigência".

Ao encontro de especialistas, multi-sectoriais, compete analisar os domínios em que cooperação pode ser alargada e submeter os resultados para a Comissão Mista de Cooperação. Não tem competência deliberativa.

As relações diplomáticas entre Angola e China datam de 1983. O comércio entre os dois países alcançou, em 2014, 37,07 mil milhões de dólares americanos.

Angola é o segundo maior parceiro comercial da China em África, depois da África do Sul.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts