Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Administrador quer preservação do sítio histórico da batalha de Ambuila

Publicado por Muana Damba activado 19 Mayo 2015, 10:00am

Etiquetas: #História do Reino do Kongo, #Notícias do Uíge

A Batalha de Ambuila aconteceu no território do actual município de Quitexe.

A Batalha de Ambuila aconteceu no território do actual município de Quitexe.

Uíge- O administrador municipal do Quitexe, Província do Uige, Salvador Lindo Bernardo, defendeu hoje, segunda-feira, a preservação do local da batalha de Ambuila (1665), por ser o testemunho sobre a resistência dos patriotas angolanos contra a ocupação colonial portuguesa.

Em declarações à Angop, o administrador defendeu igualmente a necessidade de os actores nacionais reflectirem sobre a importância do local como património cultural em Angola.

Revelou que o local onde ocorreu a batalha de Ambuila situa-se na regedoria de Ambuila, município de Quitexe.

Salvador Lindo Bernardo avançou que o local já é classificado pelo Ministério da Cultura como sítio histórico e cultural através do decreto-lei número 05/15 de 15 de Abril.

A batalha do Ambuila teve lugar a 29 de Outubro de 1665 entre as tropas do regime colonial português e as do rei do Congo, Vita Ncango, mais tarde conhecido por António I, que reinou entre os anos 1661/1665.

O município de Quitexe, situado a 40 quilómetros a sul da capital da província do Uíge, tem uma extensão territorial de três mil 872 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 32 mil habitantes, distribuídos em três comunas,17 regedorias e 75 aldeias.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts