Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Projecto "Água para Todos" chega à periferia do Songo

Publicado por Muana Damba activado 14 Abril 2015, 04:44am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Projecto "Água para Todos" chega à periferia do Songo
Songo - Os moradores dos bairros periféricos da Vila do Songo, município com mesmo nome (Songo), a 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, vão beneficiar brevemente de água potável no quadro do projecto "agua para todos", informou hoje (segunda-feira), à Angop a administração municipal, Adelina Pinto.

Segundo a gestora, o programa "Água para Todos", gizado pelo executivo angolano, está a ser bem implementado no município do Songo, já beneficia os habitantes das regedorias de Denga, Cavunga, sede comunal de Kinvuenga e, doravante, será implementado nos bairros periféricos da vila do Songo, principalmente naquelas zonas onde ainda não corre água.

Adiantou que foi adquirido o material de canalização necessário, nomeadamente tubos, torneiras, chafarizes e outros, para que a água chegue aos consumidores da periferia.

Para o êxito deste projecto, a administradora reuniu-se domingo com os moradores dos bairros 1º de Maio, Zulumongo e 04 de Abril, a fim de apoiar desenrolar dos trabalhos, mormente na escavação de canais por onde vai passar a tubagem.

"Pedimos a colaboração da população no sentido de nos ajudarem a escavar as valas e nós vamos estender os tubos para os habitantes beneficiarem de água potável. Esta forma de gestão nos ajuda a responder às dificuldades financeiras que estamos a passar", justificou.

Adelina Pinto assegurou que todo o material já está comprado e, caso haja a participação da própria população, brevemente a água chegará a todos os bairros.

Por sua vez, a população presente no encontro parabenizou a iniciativa da administração que mesmo sem recursos financeiros à altura, continua a implementar projectos que visam melhorar a qualidade de vida da população.

O soba do bairro Zulumongo, Daniel Zinga Manuel, depois de manifestar a sua satisfação, disse que vai mobilizar a população no sentido de abraçar o projecto, aproveitando a oportunidade para aconselhar os moradores no sentido de preservar os materiais a serem colocados no respectivo bairro.

O município do Songo possui uma extensão territorial de 2.800 quilómetros quadrados, distribuídos por uma comuna, 13 regedorias, 81 aldeias e conta com uma população estimada em 63.362 habitantes, segundo dados do Censo realizado em 2014.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts