Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Ministra da Cultura defende ser legado histórico Batalha de Ambuila

Publicado por Muana Damba activado 20 Abril 2015, 06:29am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

A batalha de Ambuila é um legado o histórico de âmbito nacional.

A batalha de Ambuila é um legado o histórico de âmbito nacional.

Uíge - A ministrada Cultura, Rosa Cruz e Silva, defendeu sábado, no município de Ambuila, 100 quilómetros a oeste da cidade do Uíge, a batalha de Ambuila como o legado o histórico de âmbito nacional, cujo sítio deve ser preservado.

Ao falar na cerimónia de abertura de uma palestra sobre a batalha de Ambuila, alusiva ao 18 de Abril dia internacional dos monumentos e sítios, Rosa Cruz e Silva disse que a classificação deste lugar nesta data torna-se um sinal importante no contexto dos esforços do Executivo angolano.

“Estamos aqui reunidos neste local histórico para assinalar um acontecimento importante da história de Angola, a batalha de Ambuila, que teve lugar a 29 de Outubro de 1665, num espaço que hoje vamos melhor identificar”, frisou.

Apontou que a história que se construiu em Quitexe e Ambuila é uma história de luta e resistência contra os interesses portugueses e foi proclamado pelo soberano do Kongo, Dom Nvita a Nganga, também conhecido como D. António I.

Esclareceu que as celebrações do dia dos monumentos e sítios que se realizam em todo o país convidam todos os sectores da vida nacional e sociedade no sentido de envidarem esforços para o desenvolvimento e defesa do património cultural.

A ministra enfatizou que se destacam nesta data os monumentos e sítios para que todos os lugares e edifícios que reportam o seu valor histórico e arquitetónico possam merecer melhor respeito, atenção no estudo, investigação e naturalmente a sua divulgação.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts