Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Mbemba Ngango tem as ruas esburacadas

Publicado por Muana Damba activado 20 Abril 2015, 06:37am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 As ruas do bairro Mbemba Ngango, arredores da cidade do Uíge, estão intransitáveis.

As ruas do bairro Mbemba Ngango, arredores da cidade do Uíge, estão intransitáveis.

Por Nicodemos Paulo

As ruas do bairro Mbemba Ngango, arredores da cidade do Uíge, estão intransitáveis e precisam de reabilitação urgente. São muitos os buracos que acumulam água das chuvas, com lama à mistura, e impossibilitam a circulação normal de viaturas e pessoas.

Os arruamentos do bairro apresentam-se num estado avançado de degradação. Na rua A, o asfalto há muito que desapareceu e nos dias de chuva os buracos ficam cheios de água que depois se transforma em lama, facto que irrita os habitantes e automobilistas que se vêm obrigados a procurar vias alternativas para chegarem aos destinos.


A Rua A do Mbemba Ngango, considerada a principal via do bairro, é a que mais buracos e charcos lamacentos apresenta.


“Com as chuvas que se abatem insistentemente sobre a região, a circulação neste bairro é cada vez mais impossível e somos obrigados a andar de botas de borracha”, disse Firmino António, morador no bairro, há mais de 15 anos.


André Gomes, proprietário de uma loja na Rua A, lamenta a falta de clientes devido à acumulação de água em frente ao seu estabelecimento comercial. O empresário ameaça encerrar as portas nos próximos dias, caso a situação prevaleça.


“A minha loja era muito frequentada. Tinha muitos clientes. Mas hoje não vendo nada. As águas invadiram os passeios e não permitem que as pessoas circulem à vontade. Aguardamos que a administração local encontre soluções imediatas”, disse.

Carros danificados

Levi Huma, instrutor da Escola de Condução “Ndola”, localizada na Rua A do Mbemba Ngango, disse que a situação é preocupante porque as péssimas condições das ruas estão a criar embaraços na instrução. “É difícil ensinar a conduzir numa rua esburacada.


É mau para o carro, que fica danificado, mas também para quem aprende a conduzi-lo”, referiu, lembrando que “há três anos a Administração Municipal fez um trabalho de tapa buracos. Por isso apelamos que se faça um trabalho sério e rigoroso, com vista ao bem-estar de todos nós”. A rua principal do Bairro Pedreira, com três quilómetros, está a beneficiar de obras de requalificação para melhorar o acesso ao Centro Materno Infantil.
Os trabalhos consistem na construção da rede de esgotos das águas pluviais, colocação de lancis e asfalto.


Baptista Francisco, morador, está satisfeito com o trabalho levado a cabo pelo Governo Provincial do Uíge, tendo solicitado que sejam também feitos trabalhos para reposição da iluminação pública do bairro, para facilitar o trânsito automóvel, no período nocturno, e inibir as acções dos meliantes.

O velho Candombe

No Bairro Candombe Velho, onde também estão a ser realizados trabalhos de requalificação das ruas, os moradores, embora satisfeitos, reprovam o facto das vias se apresentarem muito estreitas, impedindo o cruzamento normal das viaturas que circulam nas duas faixas de rodagem. “A partir dos bairros Tomessa e Quimacungo, a estrada tem sete metros de largura, mas depois começaram a diminuir aqui no Candombe.


O bairro Candombe Velho é muito populoso e as suas ruas apresentam um trânsito bastante fluido. Por isso não entendemos essa decisão, porque aqui já havia lancis colocados há mais de 20 anos”, disse o automobilista Ernesto Cabembe.

Via JA

Archivos

Ultimos Posts