Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governante anuncia conclusão de residências para a juventude

Publicado por Muana Damba activado 15 Abril 2015, 07:11am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Imagem de arquivo

Imagem de arquivo

Uíge - Setenta e cinco das 100 residências destinadas para a juventude, que estão a ser construídas no bairro da Catapa, na cidade do Uíge, encontram-se já concluídas e prontas para serem habitadas.

O facto foi anunciado hoje, terça-feira, no município de Quitexe, que dista a 40 quilómetros da cidade do Uíge, pelo governador provincial em exercício, Carlos Mendes Samba, durante o acto provincial que marcou as celebrações do Dia da Juventude angolana, que hoje se comemora.

O governante adiantou que das 200 casas que estão a ser construídas nos 16 municípios que compõem a província, 30 porcento destina-se a juventude.

“Na centralidade do Quilomoço, a juventude também tem trinta por cento das casas”, acrescentou o vice-governador para o sector Político e Social.

Disse igualmente que o governo está preocupado com o problema do desemprego que aflige muitos jovens da província, daí que está a envidar esforços para criar mais postos de trabalho, em parceria com o sector público-privado.

Por outro, considerou o Plano Nacional da Juventude 2013/2017, como sendo uma base de orientação estruturante das políticas da juventude.

Adiantou que o governo está a cumprir com a implementação deste programa, apesar da queda do preço do petróleo no mercado internacional.

Por sua vez, a secretária provincial do Conselho da Juventude, Luisa Quarta, destacou a abertura do curso de Medicina na Universidade Kimpa Vita e de cooperativas de táxis para jovens, a formação técnico-profissional e o ingresso de mais de dois mil jovens no ensino superior este ano na província, como sendo um dos ganhos registados nos últimos anos.

Apesar disso, Luisa Quarta, reconheceu existirem ainda alguns problemas que afligem a juventude, nomeadamente, no domínio de formação técnico-profissional e de kits para os jovens lavadores de carro, engraxadores e roboteiros, a conclusão da casa da juventude e a insuficiência de espaços de lazer para ocupação dos seus tempos livres.

Actividades recreativas e culturais, animadas pelos músicos da praça local, preencheram as celebrações do acto, em que assistiram governantes, membros do governo provincial e da administração do Quitexe, jovens, religiosos e autoridades tradicionais do município.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts