Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Resgate de valores morais em análise

Publicado por Muana Damba activado 11 Marzo 2015, 04:49am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Resgate de valores morais em análise

Por Valter Gomes

O governador do Uíge, Paulo Pombolo, apelou às mulheres a desempenharem um papel preponderante na educação das crianças, para melhor contribuírem para o resgate dos valores morais e cívicos e na construção de uma sociedade sã e educada.

Paulo Pombolo, que falava domingo no acto provincial alusivo ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, disse que a mulher constitui o pilar fundamental para a educação e desenvolvimento aceitável das famílias e, por isso, deve desempenhar o seu verdadeiro papel para que a sociedade tenha famílias devidamente educadas.


“Todos os dias ouvimos pela rádio, lemos nos jornais e assistimos na televisão o aumento da criminalidade. São filhos, adolescentes que continuam a perturbar a ordem e assaltam residências de pacatos cidadãos, matam pessoas por algo insignificante”, disse.


O governador lembrou que muitas raparigas se prostituem para comprarem roupas, telefones ou passarem de classe nas escolas, entre outros benefícios, colocando as suas vidas em perigo sob o olhar despreocupado dos progenitores.


“Não podemos permitir que as nossas crianças continuem a perder a cultura, a educação e o verdadeiro sentido da vida. Devemos ensiná-las a procurarem os melhores caminhos para contribuírem no desenvolvimento do país, com vista ao bem-estar social de todos”, defendeu o governador.
Paulo Pombolo enalteceu os esforços empreendidos pelas mulheres na tomada de decisões e na concretização de várias tarefas agendadas pelo Executivo angolano.


A nível da província, disse, além de estimular e promover acções de alfabetização no seio das mulheres, este ano o Governo Provincial vai, através da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, prestar especial atenção às famílias, ajudando muitas delas na resolução dos problemas que enfrentam. “Queremos, no âmbito das acções de desenvolvimento da província, dar recursos às mulheres em torno da sua capacitação e desenvolvimentopessoal e profissional, treinando-as continuamente e ensinando-as a dominarem as novas técnicas de informação, além de desenvolver os talentos para que elas se sintam cada vez mais capacitadas”, frisou.


As mulheres, numa mensagem lida pela coordenadora do grupo de mulheres cubanas no Uíge, Olga Castillo, reiteraram o compromisso de continuar a contribuir para o bem-estar das famílias, desenvolvimento da província, em particular, e do país, em geral, mostrando as suas verdadeiras capacidades e que lhes permitam desempenhar cargos de direcção e formar opiniões válidas na tomada de decisões.

Via J.A

Archivos

Ultimos Posts