Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Sector socioeconómico em Kimbele com progressos visíveis

Publicado por Muana Damba activado 10 Febrero 2015, 06:59am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Sector socioeconómico em Kimbele com progressos visíveis
Uíge - A melhoria da estrada que liga a sede da província do Uíge com o município do Quimbele, numa extensão de mais de 260 quilómetros está impulsionar em grande parte o desenvolvimento socioeconómico da região, bem como a circulação condiga de pessoas e mercadorias, disse hoje, à Angop o administrador municipal, António Zambo.

António Zambo salientou que com a reabilitação da estrada, o município ganhou nos últimos dois anos várias infra – estruturas sociais e económicas sobretudo escolas, centros de saúde, residências para os funcionários, centros comunitários e outras.

“ O município ganhou também uma repartição municipal de Registo Civil, facto que aliviou a longa distância que os habitantes percorriam até à sede da província para obter documentos pessoais como cédula, cópia integral, registo criminal, bilhete de identidade ou outros.

Apontou a construção de um centro de produção radiofónico na sede do município, reabilitação e apetrechamento do hospital municipal, construção de residências dos médicos e enfermeiros, instalação do sistema de abastecimento de água potável nas comunas e na sede do município, como outros ganhos que o município usufruiu fruto da melhoria da estrada.

“A reabilitação da via de acesso está contribuir aceleradamente e de forma equilibrada no progresso do município, novas infra estruturas estão a ser construídas em todas as localidades e na sede do município, fruto da boa circulação de viaturas e actualmente o município é concorrido por investidores, amigos e naturais de Quimbele que necessitam instalar suas empresas nos diversos sectores”, reconheceu.

Enalteceu a atenção e o apoio que o governo provincial tem prestado ao município do Quimbele na concretização dos vários projectos em curso, bem como a abjudicação de outros pelos empreiteiros, garantindo assim, a melhoria das condições de vida dos habitantes.

Apontou a reabilitação das vias secundárias e terciárias, bem como o apoio aos camponeses como prioridade do seu programa para o presente ano, com vista a garantir cada vez mais a sustentabilidade das famílias e a diversificação da economia local.

O gestor do município fez saber que as acções preconizadas serão concretizadas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural, combate à fome e à pobreza, bem como o apoio do governo provincial.

O município do Quimbele situado a 260 quilómetros a nordeste da sede capital da província do Uíge, é composto por três comunas, Icoca, Cuango e Alto Zaza, possui mais de 100 aldeias com uma população de 64 mil 22 habitantes.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts