Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


O Portal do Uíge e da Cultura Kongo premiado!

Publicado por Muana Damba activado 26 Febrero 2015, 17:04pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba, #Diáspora

O Diploma outorgado ao nosso portal em nome do Administrador, Sr. Sebastião Kupessa

O Diploma outorgado ao nosso portal em nome do Administrador, Sr. Sebastião Kupessa

Associação de "ROYAUME do KONGO" com a sede em Tucson - Arizona nos EUA, outorgou um diploma ao Portal do Uíge e da Cultura Kongo pelo trabalho de qualidade e a dedicação na divulgação da Cultura Kongo em África e no resto do Mundo.

O Dr.Rocha Nefuani, presidente da Associação que assinou o documento afirmou que "o Portal do Uíge distinguiu-se durante vários anos como órgão de informação eficaz no que concerne a propagação da história, dos usos e costumes dos povos Kongo. O Diploma dirigido ao administrador principal do Portal, Sr. Sebastiâo Kupessa, recompensa o trabalho realizado por uma equipa dinámica".

Associação Royaume do Kongo foi fundada há 5 anos e conta com mais de 80 mil membros espalhados no mundo inteiro, tem como objectivo principal, a promoção da cultura Kongo em geral, em Angola, nos dois Congos e no Gabão.

A denominação "ROYAUME DO KONGO" é uma designação escrita em três línguas, Francês, (ROYAUME), Português (DO) e Kikongo (KONGO), representado as línguas oficiais faladas nos paises já citados e Kikôngo, como língua nacional comum no espaço Congo.

Em Setembro de 2013, a Associação ROYAUME KONGO realizou em Paris, na França, o seu primeiro congresso, regrupando eminentes quadros de expressâo Kikongo e amigos vindos do mundo inteiro, onde decidiram várias resoluções entre as quais, salvaguardar e defender a língua Kikongo em Angola, nos dois Congos e no Gabão, onde é ameaçada de extinção, resultado de invasão de outras línguas africanas como europeias.

"O ROYAUME DO KONGO" conta eminentes académicos como membros, citamos alguns: Dr. Rocha Nefuani, Prof. Patrício Batsikama, Sylvestre Kavungu, Malaki ma Kongo, Ange Ngongo, Dr. Diabanza Lusakiovo, Eng° Nsumbu Mbala Gregório, etc.

As reacções não tardaram a manifestar-se depois da divulgação do Diploma na Página do Portal do Uíge na plataforma facebbok. Para o activista altermondialista Antony dos Santos o Portal do Uíge "merece este prémio por trabalho que está a desenvolver em prol do nosso Kimbo e a lembrança dos nossos antepassados, somos gratos de reconhecer estes esforços.

Para Dr. Camilo Afonso Nanizawu , conselheiro e colaborador do presente Portal premiado, esceveu uma mensagem ao administrador em seguinte maneira: - "Não é em vão que tens feito, te dedicando a esta ingente tarefa de rebuscar e trazer ao de cima, tudo quanto nos foi legado pelos nossos antepassados, tens sabido levar a sua missão a bom termo. Quantas viagens não tens feito na Europa, em Angola em busca das fontes e contactar entidades que estiveram frente a frente com a realidade sociocultural Bakongo, em geral e da Ndamba em particular. Somos testemunhos destes factos. Em França não pude estar com os membros desta Instituição, apenas falei ao telefone com o Prof. Doutor Mawete, que me havia falado dos seus trabalhos em prol da nossa história de Angola e do que têm feito na busca das fontes históricas de Angola em geral e do antigo Estado do Kongo, de modo particular, que se encontram nas diversas Instituições Científicas da Europa. A África hoje encontra-se numa fase do seu renascimento histórico e cultural, tal como aconteceu no passado com a Europa".

Prof. Miguel Kiame, importante colaborador, também não poupou palavras para elogiar o trabalho realizado que mereceu o reconhecimento, como afirma: - "Gostaria partilhar consigo o sentimento de satisfação pelo Diploma de Reconhecimento que acabou de arrebatar. Não disponho de informação relevante da entidade que se prezou em conferir - te o mérito e a valorização pelo teu enfajamento ímpar na divulgação da cultura Kong o em geral e da Damba em particular. Tens sido ao longo dos tempos um incansável pivot, abrindo portas e forjando oportunidades para a formação e educação dos nossos jovens, todos eles sedentos dos nossos valores ancestrais que infelizmente as estruturas formais de educação e cultura ainda não dão a divulgação e fomento de forma profunda, sistemática e organizada. Esta é uma oportunidade soberana para pedir à equipa do Reino do Kongo que saia do seu casulo e que nos informe o que é realmente, que objectivos persegue e que acções práticas desenvolve no âmbito cultural, obviamente. Caro Nkazi Seba, tire o melhor proveito desse diploma não se esquecendo do ónus de responsabilidade que isto acarreta. A reorganização do guião da nossa história da Damba, como já tivemos oportunidade de trocar ideias, é um dos compromissos que gostaria ver amadurecido no próximo Setembro.

Agredecemos a Associaçâo ROYAUME do KONGO pelo reconhecimento

Sr. Sebastião Kupessa, Administrador do Portal do Uíge e da Cultura Kongo.

Sr. Sebastião Kupessa, Administrador do Portal do Uíge e da Cultura Kongo.

Archivos

Ultimos Posts