Uíge- Quinhentos 53 mil 147 alunos do ensino primário, I e II níveis estão matriculados para o presente ano lectivo 2015 na província do Uíge, contra 457.948 do ano anterior, anunciou hoje, segunda-feira, a vice-governadora para o Sector Político e Social, Maria Fernandes da Silva e Silva.
Falando durante o acto provincial da abertura do ano lectivo, a responsável deu a conhecer que o sector conta com 14.545 professores, contra 14. 257 do ano anterior.
Segundo Maria da Silva, para a cobertura da rede educativa na província necessita-se de três mil docentes de todos os níveis de ensino, sobretudo para as áreas rurais.
“Contamos actualmente com mil 213 infra-estruturas escolares, sendo mil 139 escolas do ensino primário, 47 escolas do I ciclo, 27 do II ciclo do ensino secundário e cinco institutos médios do ensino técnico e profissional”, fez saber.
Maria Fernandes da Silva e Silva apelou os docentes para maior dedicação e empenho no cumprimento da sua missão de ensino e aprendizagem, como pilar do desenvolvimento do país.
Segundo a responsável, nenhum povo alcança desenvolvimento sem contar com o processo de ensino, pelo que pediu responsabilidade no processo de ensino, como garante do bem-estar da população no país.
Milunga, sede do município com o mesmo nome, com 91 aldeias, possui uma população avaliada, segundo dados preliminares do RGPH/2014, 48.158 habitantes, na sua maioria camponeses.
Via Angop