Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Mais de 20 mil alunos matriculados em Sanza Pombo

Publicado por Muana Damba activado 8 Febrero 2015, 15:58pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Mais de 20 mil alunos matriculados em Sanza Pombo
Uíge- Vinte cinco mil 130 alunos da iniciação a 12ª classe residentes nas aldeias, regedorias, comunas e na sede do município do Sanza Pombo, província do Uíge, estão matriculados em várias escolas do município, informou hoje, sexta-feira, o director municipal da educação, Venâncio Garcia.

O responsável, que falava à Angop, disse que o sector registou um aumento de mais de 10 mil alunos no sistema do ensino, fruto da construção de novas salas de aulas nas diversas localidades.

Venâncio Garcia informou que o município tem sob controlo 123 escolas, das quais duas do II ciclo localizadas na sede do município.

Para facilitar os alunos que terminam o I ciclo nas comunas e regedorias, realçou que foram criados núcleos do ensino médio nas sedes comunais.

O director avançou que o sistema conta com 732 professores, mas devido ao aumento significativo de alunos no sistema de ensino são necessário 191 novos professores.

Alertou que aos professores faltosos não haverá tréguas e medidas rigorosas serão aplicadas para banir a ausência no local de trabalho.

De acordo com Venâncio Garcia, muitos professores alegam estar a estudar no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) e Kimpa Vita, deixando os alunos muitos dias sem aulas.

“Este procedimento dos professores não está a ajudar no bom aproveitamento escolar das crianças e no funcionamento adequado das instituições, por isso a direcção municipal já reuniu com todos para avisar que medidas serão aplicadas no presente ano em caso de ausência no local de trabalho”, disse.

Avançou que a direcção municipal tem em carteira, a formação contínua dos professores, o levantamento do número de escolas necessárias a nível do município, bem como a colocação de professores nas localidades onde não existe.

Solicitou o aumento da capacidade de fornecimento da merenda escolar, visto que em 2014 foram apenas beneficiadas 11 escolas, num universo de 123 escolas existentes na circunscrição.

Reconheceu que o projecto é bem-vindo e tem ajudado na permanência dos alunos nas escolas, bem como o seu aproveitamento.

Situado a 150 quilómetros da cidade capital da província do Uíge, o município do Sanza Pombo é composto por três comunas, mais de 150 aldeias, com uma população estimada, segundo dados preliminares do RGPH/2014, em 64.022 habitantes.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts