Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governador pede extensão do Papagro as áreas recônditas

Publicado por Muana Damba activado 28 Febrero 2015, 06:56am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Governador pede extensão do Papagro as áreas recônditas
Uíge - O governador do Uíge, Paulo Pombolo, pediu nesta sexta-feira aos administradores municipais e agentes económicos locais, a trabalharem com afinco para que o Papagro chegue às localidades mais recônditas da província.

O governante fez o pedido quando discursava na abertura do seminário sobre a descentralização financeira e operacional do Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários (Papagro), promovido pelo Ministério do Comércio.

“Nós queremos que o programa chegue a todas as localidades da província para que os camponeses tenham a possibilidade de vender os seus produtos nas respectivas aldeias, desde que os produzam”, augurou.

Explicou que o Papagro surgiu no âmbito dos esforços do Executivo, no intuito de fortalecer a agricultura e ajudar as famílias, as associações e cooperativas agrícolas, numa perspectiva de estimular a diversificação da economia.

Paulo Pombolo lembrou que desde o alcance da paz, em 2002, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tem reiterado a necessidade do país apostar em outros sectores de economia, uma intenção que se torna cada vez mais crucial tendo em conta a baixa do preço do petróleo no mercado internacional.

“Em conformidade com as orientações do estadista angolano, e com o objectivo de estruturar e maximizar as acções, o nosso governo elaborou o Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) e os programas provinciais para o desenvolvimento, que têm dado uma certa primazia à agricultura”, referiu.

Segundo o governador, a agricultura é a base de desenvolvimento do país, porquanto é dela que provem as matérias-primas, além de gerar o maior número de empregos a nível nacional, em particular na província do Uíge.

Referiu que no âmbito do Papagro, a província do Uíge registou resultados satisfatórios em 2014, ao adquirir duas mil e 204 toneladas de produtos agro-pecuários, o que permitiu colocar directamente nas mãos dos camponeses cerca de 150 milhões, 432 mil e 567kwanzas.

“Não obstante as dificuldades com que nos debatemos, o Executivo pretende alargar para todos os municípios o Papagro, uma vez que o mesmo se enquadra na diversificação da economia angolana”, rematou.

Na ocasião, o consultor da Ministra do Comércio, Francisco Farmhouse elucidou os participantes de forma detalhada sobre a descentralização financeira do programa, mormente a operacionalização do escoamento de produtos.

Participaram do seminário, membros do governo local, administradores municipais, agentes económicos, produtores locais e representantes das associações e cooperativas agríco

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts