Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governador apela unidade para o desenvolvimento

Publicado por Muana Damba activado 6 Febrero 2015, 09:40am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 Governador apela unidade para o desenvolvimento

Uíge - O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, apelou nesta quarta-feira no município do Quimbele, aos habitantes da região a primar pela unidade, respeito, reconciliação e espírito de camaradagem para garantir um progresso harmonioso do município e da província em geral.

Paulo Pombolo, que falava para milhares de participantes no acto provincial que marcou as comemorações do 4 de Fevereiro dia do início da Luta Armada, disse que os habitantes do Quimbele devem deixar de lado a confusão, o tribalismo, regionalismo, e manterem a unidade e reconciliação para permitir a construção da região de forma harmoniosa.

“Quero aqui transmitir a todos uma mensagem de paz, unidade e reconciliação e olharmos para o futuro do município do Quimbele e a província em geral que queremos reconstruir, uma vez que a desunião não ajuda nada no crescimento de qualquer localidade”, disse.

O governante recomendou as autoridades tradicionais a desempenharem o seu verdadeiro papel e responsabilidade de ensinar as boas acções e costumes aceitáveis à população sobretudo jovens, para que as novas gerações optem por hábitos que ajudem no bem-estar de muitos.

Paulo Pombolo disse que chegou o momento de cada um fazer uma auto-reflexão e pensar na unidade para que todos, de mãos dadas, possam trabalhar,para o desenvolvimento da região.

“O município do Quimbele tem uma potencialidade nos vários domínios a nível da província do Uíge, por isso, não podemos continuar na desunião e olhar para a região como se fosse uma terra que não rende nada, mas sim, o município possui potencialidades agrícolas onde cada um pode plantar, colher e contribuir para sustento da família e o desenvolvimento da região”, realçou.

Na ocasião encorajou a administração municipal de Quimbele, no sentido de ceder terrenos para todos aqueles empresários que pretendem investir na circunscrição para que, em conjunto, se leve o desenvolvimento e o bem-estar de todos.

“A partir daqui do Quimbele pedimos a todos uígenses e não só para que arregacemos as mangas para trabalharmos fortemente diversificando a produção, uma vez que o país está a enfrentar um período crítico de crise financeira devido à baixa drástica do preço do petróleo no mercado internacional. Face a esse desiderato, precisamos de desenvolver a agricultura diversificando assim economia”, encorajou.

Durante sua permanência de algumas horas no local, Paulo Pombolo constatou também o funcionamento do hospital municipal de Quimbele, a repartição municipal do Registo Civil, mini-feira agro- pecuária e cultural, bem como manteve encontros, em separado, com as autoridades tradicionais, líderes religiosos e os membros da associação dos Amigos e Naturais de Quimbele.

Situado a cerca de 260 quilómetros a nordeste da sede da província do Uíge, o município de Quimbele é composto por três comunas, mais de 200 aldeias com uma população estimada em 129.398 habitantes.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts