Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Defendida preservação de monumentos e sítios

Publicado por Muana Damba activado 14 Enero 2015, 02:13am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge- O director provincial da cultura no Uíge, José Caricoco Cussiquina, defendeu hoje, terça-feira, no município de Quitexe, a necessidade da população e a sociedade preservar os monumentos e sítios, dado o seu valor histórico na cultura e identidade nacional.

José Caricoco Cussiquina que falava durante o acto de colocação da placa que visa identificar e valorização do local da batalha histórica de Ambuila, disse que o governo da província do Uíge tem desenvolvido acções que visam o levantamento de todos locais históricos existentes na província para a sua conservação, contribuindo também no resgate dos valores culturais.

“A preservação de monumentos e sítios contribui na conservação da história da província, bem como da identidade nacional”,disse, acrescentando que face ao desiderato, a Direcção Provincial da Cultura, em colaboração com administração municipal de Quitexe, achou melhor colocar uma placa no local onde decorreu a Batalha de Ambuila na epoca colonial, para que a juventude saiba e aprenda a sua importância.

Ao esclarecer os presentes sobre o referido facto histórico, o director lembrou que foi a 29 de Outubro de 1665 quando decorreu a Batalha de Ambuila, que visou travar a invasão do colonialista português, razão pela qual a história não pode ser esquecida, mas ser transmitida às novas gerações.

Por seu turno, o administrador municipal de Quitexe, Salvador Bernardo Lindo Cuhema, agradeceu os esforços da Direcção Provincial da Cultura pela valorização do sítio.

“A Batalha de Ambuila é lida em vários livros escolar, mas por falta de um símbolo visível no local muitos estudantes desconhecem a realidade”, lamentou.

O espaço da Batalha de Ambuila está situado na localidade de Zonda, a 37 quilómetros a norte do municipio do Quitexe, província do Uíge.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts