Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Capturadas mais de 200 toneladas de peixe diverso em 2014

Publicado por Muana Damba activado 8 Enero 2015, 01:30am

Etiquetas: #Notícias do Uíge, #Notícias da Damba

 Capturadas mais de 200 toneladas de peixe diverso em 2014
Uíge - Duzentas e 46 toneladas e 281 quilogramas de peixe diverso foram capturadas, de Janeiro a Dezembro de 2014, na província do Uíge, contra outras 188 toneladas e 557 quilogramas de 2013.

Em declarações hoje, terça-feira, à Angop, o chefe do Departamento de Pesca Continental e de Aquicultura no Uíge, Nsuka Kupessa Ndongala, disse que a referidade quantidade de peixe foi capturada por pescadores de 44 associações formadas nos diversos municípios da província.

“Este pescado capturado em lagoas, rios e 153 tanques da província consubstancia-se em diversas espécies comerciais e cultiváveis como bagre preto, pumba, cacisso preto, ngola, nzonzi, mbenga, garopa do fundo, sofia e outros”, referenciou.

Para o exercício com rigor de pesca artesanal, o responsável esclareceu que foram capacitados mil 995 pescadores em 2014 em técnicas e métodos de pescas modernas, malhagem e reparação de redes em 15 dos 16 municípios que compõem a província do Uíge.

O município de Mucaba, especificou, por dificuldades de acesso aos rios com condições para a pesca, não beneficiou da formação e garantiu que esforços estão a ser envidados pela direcção para formação de técnicos de aquicultura.

O responsável disse que constitui preocupação do departamento trabalhar para satisfazer cada vez mais as necessidades da população, pelo que o sector para este ano de 2015 continuará a dar formação aos pescadores e técnicos das áreas de aquiculturas para o fomento do peixe na região.

Adiantou que 549 mil e 900 peixes já foram povoados nos 153 tanques para reprodução de novos peixes no presente ano para combate à fome e à pobreza.

A prática de aquicultura está a ser implementada em oito dos 16 municípios que compõem a província - Quimbele, Sanza Pombo, Bembe, Damba, Púri, Maquela do Zombo, Negage e Uige.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts