Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Retrospectiva 2014: Uíge recheado de realizações

Publicado por Muana Damba activado 18 Diciembre 2014, 00:50am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Por Santos Kiala

A visita do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a 29 de Maio, é uma dessas realizações, que marcaram o ano a finalizar, tendo impulsionado os programas da província em prol da melhoria das condições sociais básicas da população.

No quadro da aludida visita, José Eduardo dos Santos inaugurou o aeroporto "Manuel Quarta Punza", reabilitado e modernizado para vôos de pequena e grande portes, inclusive para o período nocturno.

A propósito, a província acolheu a reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que aprovou programas e projectos que estão a proporcionar melhor qualidade de vida à população.

Outra realização marcante do ano é, sem dúvida, a visita do então ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundy Payhama, cuja deslocação à província serviu para presidir o acto central de 4 de Fevereiro, inserindo-se no programa, além de outras actividades de mais-valia à população, o lançamento da primeira pedra para a construção de uma Mediateca no Uíge.

A visita da ministra da Indústria, Bernarda Gonçalves Martins Henrique da Silva, reveste-se, igualmente, de grande importância, já que durante a mesma procedeu a entrega oficial de lotes de parcelas para a implantação de unidades fabris, no pólo industrial do Negage, a 37 quilómetros a nordeste da sede capital da província.

Constitui também outro feito do ano, para a vida do Uíge, a eleição das grutas do Nzenzo, município de Ambuila, entre as Sete Maravilhas de Angola, que além de revolucionar o ecoturismo, o facto colocou o nome da província noutros patamares.

Reconhece-se que o seu aproveitamento, em termos de turismo, ainda não é o devido, a julgar pelo mau estado da estrada que a liga a capital da província a Bombo, onde estão localizadas as grutas, mas a reabilitação figura dentro dos programas do Executivo, no âmbito de melhoramento das vias de comunicação, com vista a facilitar a mobilidade da população e mercadorias.

A celebração do 79º aniversário da fundação da cidade do Uíge, cujas festas decorrem todos os anos de 1 a 7 de Julho, também figura como um ponto de referência entre as realizações de 2014. Em alusão às festas, o governo promoveu a Expo-Uíge/2014, tendo agrupado mais de 300 expositores, no intuito de atrair investimentos para a região em vários domínios. Muitos ministros e outras entidades a nível central e do exterior afluíram à província, para o efeito, com destaque para os da Agricultura, da Economia, e o presidente da Feira Internacional de Luanda, respectivamente, Afonso Pedro Canga, Abraão Gourgel e Matos Cardoso.

Entretanto, a província acolheu também a visita do presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que foi avaliar a implementação dos pequenos projectos agrícolas, no município do Bungo, a 81 quilómetros a norte da sede capital, financiados pela instituição que dirige.

Uíge albergou igualmente dois encontros das delegações aduaneiras de Angola e da República Democrática do Congo. Um decorreu no Kimbata, município de Maquela do Zombo, e outro na cidade do Uíge, para análise das condições de reabertura do posto fronteiriço de Kimbata e do mercado, com vista a viabilizar as trocas comerciais entre os dois povos.

No domínio social

Destaque para as visitas dos secretários de Estado das Águas, da Justiça e dos Direitos Humanos, respectivamente, Luís Filipe, Isabel Tormenta, e Bento Bembe que se deslocaram para radiografar o estado funcional dos seus sectores.

A entrega ao Governo do troço rodoviário Macocola/Kimbele, totalmente asfaltado, e a consignação das obras de asfaltagem das estradas Uíge/Songo/Lucunga/Bembe, Alfandega/Caiongo/Cangola, Sanza Pombo/Cuilo Pombo/Kimbianda/Buengas/Cuilo Futa, com mais de 300 quilómetros, são também importantes realizações marcantes deste ano para os habitantes da região.

Enquanto isso, o início das obras de requalificação do bairro Candombe Velho, um dos mais antigos nos arredores da cidade do Uíge, a asfaltagem das ruas do bairro Popular I, dos Candeeiros e do Bairro Pedreira, assim como a abertura de uma segunda faixa para a via que liga aeroporto Manuel Quarta Punza e a cidade do Uíge ampliam os feitos.

Neste campo, o Governo promoveu a 2ª Conferência Provincial sobre a Saúde da Mulher, onde foram analisadas as doenças específicas da mulher, com realce para a fístula obstétrica, cujo tratamento cirúrgico tem sido realizado no Hospital Municipal da Damba.
Acolheu também o seminário regional sobre a vigilância epidemiológica, monitorização e avaliação do VIH/Sida, que juntou técnicos do ramo das províncias de Cabinda, Zaire e anfitriã (Uíge).

A realização do seminário regional de professores de ensino secundário para formação de formadores de Cabinda, Uíge e Zaire, em matéria de Ciências Exactas, promovido pelo Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação, é outra actividade que marcou o ano, além do
Fórum de auscultação à mulher rural, uma iniciativa presidencial, durante o qual foi igualmente feita a avaliação do grau de implementação do programa do combate à fome e à pobreza, cujos indicadores foram considerados positivos, já que influi na melhoria das condições sociais básicas para a vida dos habitantes.

As inaugurações de infraestruturas sociais, nomeadamente 25 escolas, 28 infraestruturas sanitárias, entre postos e centros de saúde, e 14 sistemas de água em municípios e comunas, a par, de edifícios públicos da polícia, administrações comunais, Ministério de Reinserção Social, casas sociais e mercados, também marcaram 2014, no quadro das celebrações do 39º aniversário da Independência Nacional.

No ensino superior, o ano foi assinalado pela realização das III Jornadas Científicas e IV de Reflexão sobre África, promovidas pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), assim como o Colóquio sobre Kimpa Vita, pela Universidade Kimpa Vita, afecta à 7ª Região Académica. Outrossim, o Movimento Nacional Espontâneo promoveu um concorrido encontro de exaltação da figura do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e levou à província prelectores de renome.

Para avaliar a implementação das tarefas relacionadas com o Recenseamento Geral da População e Habitação 2014, o ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, deslocou-se, igualmente, à província. Do mesmo modo, o Ministério do Ambiente escolheu Uíge para a realização do III Conselho Consultivo Alargado, tendo na cerimónia de abertura a titular do cargo Fátima Jardim solicitado aos governadores das 18 províncias a necessidade de redobrarem esforços na fiscalização de obras e meio ambiente nas suas projecções.

O Instituto de Formação de Administração Local (IFAL) congregou, no Uíge, os governadores do Zaire, Uíge, Cabinda, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, para a formação, no âmbito do programa Academia de Liderança, ao passo que no quadro do repatriamento organizado e voluntário, que assinalou o regresso ao país, através do posto fronteiriço de Kimbata, município de Maquela do Zombo, dos angolanos ex-refugiados da República Democrática do Congo também foi destaque.

A divulgação dos dados preliminares do Censo 2014, à semelhança do que aconteceu em todo o país e que fixou em um milhão 426 mil 354 habitantes para a província do Uíge, é outra realização importante.

No campo político

Neste domínio, o MPLA, partido no poder em Angola, realizou as IV jornadas parlamentares, um amplo Movimento de Revitalização das suas Estruturas de Base - os Comités de Acção do Partido - assim como as actividades da preparação do V Congresso Extraordinário, começando pelas assembleias extraordinárias dos Comités de Acção, Conferências Comunais e municipais, tendo terminado com a II Conferência Provincial Extraordinária, que elegeu 105 delegados para o Conclave. Já a organização juvenil (JMPLA) fez igualmente várias actividades no quadro da preparação do seu VII Congresso.

Por sua vez, a maior força política da oposição angolana, a UNITA, também promoveu no Uíge as jornadas parlamentares, enquanto o braço feminino, a LIMA, juntou as mulheres afectas à organização em acampamento, onde debateram aspectos relacionados com a violência doméstica e JURA. Reuniu em assembleia provincial e terminou com a eleição dos delegados ao congresso da organização.

O ano foi marcado pela realização do primeiro curso de formação política dos quadros da Convenção Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE), uma formação política que também recebeu delegação dos seus parlamentares à Assembleia Nacional, para inspecionar a implementação das acções do Governo inseridas no Programa de Investimentos Públicos.

No âmbito cultural

Realce para a inauguração de um estúdio de gravação de discos, denominado Neru - em homenagem ao falecido músico local com esse nome - um empreendimento que veio facilitar os fazedores da música a nível da província. Destaques para a primeira peregrinação ao Santuário de Santa Rita de Cássia, localizado no Casseche, 20 quilómetros a oeste da sede capital, é uma outra realização do ano, assim como a caravana dos fiéis da Igreja tocoista que se deslocou em Março à sede espiritual de Ntaia, município de Maquela do zombo, integrando figuras tanto nacionais como internacionais, encabeçada pelo líder da confissão religiosa, dom Afonso Nunes.

Já a Ordem dos Pastores Evangélicos das Igrejas de Angola (OPEIA) realizou igualmente, em 2014, no Uíge, além da Conferência, uma grande cruzada evangélica, que contou com a participação do profeta queniano David Rossi. A Igreja Bom Deus levou igualmente ao Uíge 500 jovens saídos das 18 províncias do país para o trabalho de evangelização, enquadrado na pacificação dos espíritos.

Via Angop

Aeroporto M. Q. Mpunza inaugurado pelo presidente da República

Aeroporto M. Q. Mpunza inaugurado pelo presidente da República

Archivos

Ultimos Posts