Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Retrato de Mindambas: DOMINGOS MAVUNINU

Publicado por Muana Damba activado 15 Diciembre 2014, 11:15am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

Domingos Mavunino Fez parte do grupo de comerciantes da Damba que tentaram reconstruir com próprio suor e grande sacrificio o nosso municipio com outros veteranos como Fábio, Nkila, Nzengele, Daniel Malungo, Moniz Mbunga, Afonso Toko, Mudiaki, Cesar Bengui, Panzu Panzu, Sebastião Mbengi entre outros. Pena que muitos desses mais velhos já deixaram o mundo dos vivos e não há índicios de novos empreendedores darem continuidade a essa obra.

Actualmente a residir em Luanda onde tem feito tudo para que a Damba e a sua aldeia natal Wembo não percam a imagem anterior embora alguns dos seus mais próximos não pertencerem já o mundo dos vivos. A prova disso,é a imagem que a aldeia Kinsakala apresenta actualmente,em termos do seu desenvolvimento,fruto do convite feito ao seu irmão Domingos Paulo (DP) em 2009,para que fosse viver de perto a situação das nossas aldeias ,este por sua vez correspondeu.


A primeira viagem que fez a aldeia Kissacala, reuniu com os mais velhos da aldeia numa forma de reconhecimento pela resistência de manter a mesma,pelo que os mesmos muito agradeceram pedindo-lhe que fosse portador da referida mensagem aos demais filhos de Kissacala que o fizessem. Por sua vez, não arrecadou o pé e em sinal do viu,fez uma casa de chapas no local onde cresceu. Mais tarde os velhos da aldeia ao verem a sua iniciativa,convidaram-lhe para um terreno na via principal,convite aceite e os frutos estão a vista.


Domingos Mavunino (Bobila) não pare por aqui, tem as obras de reconstrução da sua antiga residência no Wembo em curso servindo esta de um postal e muita das vezes sevindo de uma paragem obrigatória para as pessoas que o conhecem.Em Agosto de 2012 numa caravana de 17 elementos idos de Luanda e Uíge,escalou a aldeia Wembo com intuito de proclamar uma Associação denominada: ANAKIMUANZAKIAMATEKU - ASSOCIAÇÃO DOS NATURAIS E AMIGOS DE NLAMBU KIMUANZA KIA MATEKU

Fonte: Filhos do Uíge

Domingos Mavunino.

Domingos Mavunino.

Archivos

Ultimos Posts