Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Aldeia Wembo

Publicado por Muana Damba activado 13 Diciembre 2014, 21:03pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

Esta aldeia a semelhança da demais, ficou praticamente desabitada, tendo ficado apenas as casas de cima, tendo no entanto deixado de existir as casas que eram vulgarmente chamadas casas de baixo onde se descatavam o velho Francisco Kilumbo, velho Bilanga, velho Mbola Manteka, velho Eduardo Macamo, velha Tsay, os irmãos Muanza Nvunge.

Nesta nova era temos que render homenagem aos grandes herois que lá permaneceram sem arredar o pé, tendo suportado o conflito militar durante longos e longos anos, neste caso estamos a falar dos mais velho Kiavelevuka Mavunino, mais velho Nsingi Mbengani, mais velho Kalunkambi, os irmãos Santos e Manuel Nzola.,o Mwanza Mbenza, Teofilo (Teó) e muitos outros jovens que fizeram finca pé

.As fotografias referidas neste espaço apresentam a parte de cima da referida aldeia e as imagens da casa em reconstrução de Domingos Mavunino. Neste preciso momento há um sinal diferente da mesma uma vez, as obras decorrem a bom ritmo .Esta é aldeia do imortal Luís Ramos Tomás o (Malebo).morto pela FNLA aos 16 de Junho de 1975, por pertencer ao MPLA sob traição do sr Amadeu Paulo Dias Mbenza. Lamentavelmente este nome ficou na história da Damba e não só aos amantes do futebol dos Municípios da Damba, Maquela do Zombo Uíge e Negage, para a família até hoje não consegue fazer uma cerimónia ou um funeral condigno uma vez que foi deitado no rio Nzadi Kivulu.Mulheres e filhos abandonados a sua sorte,que pena daquele que foi um grande intelectual, o Malebo. Nesta ofensiva somente o actual piloto da Fapa Daa Fernando Kinanga se escapou. Quem é capaz já agora no tempo de Paz nos pode dizer a verdade ou desmentir deste facto e se a família pode fazer algo? Para os senhores da FNLA ,muito encarecidamente pedimos que nos dizem a verdade ou o paradeiro do Luís Ramos Tomás o único que foi do MPLA na Damba e que nos autorizem fazer a missa ou funeral caso confirmam a morte,uma vez que no dia do seu desaparecimento mandaram calar a boca a todos quanto fossem familiares do Presidente do Mpla.

Chegou a hora da verdade,porque vós mesmo que contrariaram o Mpla estão sentados e acomodados nas boas residências,carros de luxo que o Mpla vos atribuiu,e a família Luís Ramos Tomás a ver navios.

Fonte: Filhos do Uíge

Nota do MUANA DAMBA: Aldeia Wembo situa-se 7 km a sul da Vila da Damba, na estrada nacional, Makela Negage. Agradecemos muito o autor do texto por nos lembrar os nomes de muitos mindambas que são naturais desta localidade, apenas incluímos os nome do Afonso Zino aliás Papa Monga que foi professor da Escola Preparatória da Damba.

Aldeia Wembo

Archivos

Ultimos Posts