Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Trajectória do MPLA abordada em palestre no município do Quimbele

Publicado por Muana Damba activado 30 Noviembre 2014, 05:53am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Trajectória do MPLA abordada em palestre no município do Quimbele
Uíge - A trajectória do partido do MPLA foi abordada quinta-feira, no município do Quimbele, a 261 quilómetros a nordeste da sede capital da província do Uíge, em palestra promovida pela Organização da Mulher Angolana (OMA), no quadro dos 58 anos da fundação desta formação política.

Na presença de centenas de militantes do MPLA, OMA, JMPLA e convidados, a secretária provincial da OMA, Nazaré Mendes, recordou que o 10 de Dezembro de 1958, data da fundação do MPLA, é hoje recordado como um marco na vida do partido e do país, uma vez tem um profundo significado histórico na luta da resistência contra o regime colonial.

Sublinhou que o MPLA, como organização nacional, surge como aglutinador de algumas organizações políticas, como MIA (Movimento para Independência de Angola), MINA ( Movimento pela independência nacional de Angola), que rapidamente galvanizou a luta pela independência nacional, em 11 de Novembro de 1975.

“Nesta data das comemorações dos 58 anos da fundação do partido, não podemos deixar de recordar e render homenagem a todos patriotas angolanos que estiveram na senda do seu engrandecimento”, observou.

Afirmou que, ao longo destes anos de existência, o MPLA é o único partido que soube interpretar firmemente os anseios do povo angolano, dirigindo os destinos com toda a determinação, dignidade e traçando todas estratégias para a condução do país a uma maior solidez.

O MPLA trabalhou arduamente e criou as condições da luta contra o colonialismo e trouxe a independência nacional a 11 de Novembro de 1975 e com ela surge a liberdade de todos os angolanos.

Disse que todos sabem que o partido no poder defendeu Angola dos invasores e forças internas que a todo custo pretendiam impedir a conquista da independência.

Através do desenvolvimento que Angola apresenta, frisou, está a dinamizar a vida de todas as famílias e suscita os interesses de investimentos externos da África e do mundo.

A responsável da OMA explicou que graças aos passos dados pelo MPLA, hoje o país atingiu bons índices de crescimento económico e social, em que foram reabilitadas vários quilómetros de estrada, bem como criadas universidades pública e privadas que, igualmente, estão a contribuir positivamente na formação considerável de quadros que irão assegurar o progresso e desenvolvimento do país.

Acrescentou que, a título de exemplo, ao longo deste período foram construídas e reabilitadas barragens e centrais eléctricas que estão a resolver os problemas das cidades e vilas sob lema “água e luz para todos.

Na mesma senda, referiu, foram reabilitados os aeroportos e caminhos-de-ferro que asseguraram a normalidade das pessoas e bens.

Com três comunas, o município do Quimbele é um dos 16 que a província do Uíge possui e tem uma população estimada 129 mil e 396 habitantes, de acordo com os dados do censo de 2014.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts