Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Bilhete de Identidade Carlinhos Zassala

Publicado por Muana Damba activado 27 Noviembre 2014, 18:45pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Carlinhos Zassala foi conselheiro pessoal de Holden Roberto, e hoje, afastado da política, defende que é preciso ser em público o que se é privado

Carlinhos Zassala, psicólogo, professor universitário é o convidado desta Sexta-feira, 28 de Novembro, do Angola Fala Só. Foi conselheiro pessoal de Holden Roberto, fundador da FNLA, defende a democracia e a economia de mercado. Pertenceu à FNLA mas neste momento não está filiado em nenhum partido. Quando terminou os estudos no Congo Democrático, no seu regresso a Angola foi detido - era considerado pró-americano.

Nome: Carlinhos Zassala

Data de Nascimento: 8 de Julho 1946

Local de Nascimento: Missão Baptista Kibocolo - Maquela do Zombo

Estado civil: Casado

Filhos: 3

Profissão: Psicólogo e docente Universitário na Universidade Agostinho Neto e no Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola.

Formação: Doutorado em Psicologia Social e da Personalidade no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

Destino em Angola: Lubango - clima, fauna e tranquilidade e a cidade do Uíge, província que o viu nascer e onde se identifica

Lema de vida: Pobre livre e não escravo rico

Curiosidades: Comidas da terra são da sua preferência.

Hobbies: viciado em leitura e caminhadas

Está a ler: "E se a África recusasse o Desenvolvimento?" de Axelle Kabou

Música: Africana como Franckó; Angolana como Teta Lando e Paulo Flores; Bob Marley, Jimi Cliff e Michael Jackson na música internacional

Referências Políticas: A linha da FNLA - em 1961 foram quase todos integrados na UPA, mesmo após ter abandonado a UPA por pressão do pai, a sua referência foi a FNLA, "que sempre defendeu a democracia e a economia de mercado". Foi conselheiro pessoal de Holden Roberto.

Detenções: Foi detido por dois meses após a independência, em 1976, quando regressava do Congo Democrático onde estudava. A DISA (Direcção de Informação e Segurança de Angola - polícia política) prendeu-o na fronteira de Kimbata, por considerá-lo pró-americano, como eram vistos todos os que regressavam da República Democrática do Congo.

Prémios: Professor do Ano na Faculdade de Letras em 2007 e Professor do Ano no Instituto Superior de Ciências da Educação em 2001.

Onde estava no 11 de Novembro de 1975:

Frequentava o último ano da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Protestante de Kisangani, na actual República Democrática do Congo. "Em Kisangani tínhamos a associação de estudantes angolanos, então festejámos com todos os outros colegas africanos, porque era um de muita alegria para nós."

Via Voanews

Dr. Carlinhos Zassala

Dr. Carlinhos Zassala

Archivos

Ultimos Posts