Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Província contará com 300 novas salas de aulas até final de ano

Publicado por Muana Damba activado 12 Octubre 2014, 02:07am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge - Trezentas novas salas de aulas, para acomodar um total de 24 mil alunos do ensino geral, estão a ser construídas na província do Uíge, com vista a melhorar as condições de ensino na região, anunciou hoje (sábado), o primeiro secretário provincial do MPLA, Paulo Pombolo

Paulo Pombolo anunciou o facto no seu discurso de abertura da conferência provincial extraordinária deste partido, numa menção as acções a desenvolver pelo governo liderado pelo seu partido.

“Neste ano lectivo foram matriculados mais de 350 mil alunos no ensino geral, assegurados por 14 mil professores e mais de 11 mil estudantes encontram-se a frequentar várias especialidades na Universidade Kimpa Vita e no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISEDC). Estamos assim a estancar a procura de cursos que se registava nos anos passados”, fez saber Paulo Pombolo.

 No domínio habitacional, referenciou que mil e 400 residências foram construídas, em 14 dos 16 municípios que compõem a província do Uíge, bem como uma centralidade, com mil e 10 apartamentos já concluídos, dos 4 mil e 500 previstos.

Para melhorar a circulação de pessoas e bens, disse Paulo Pombolo, 356 quilómetros de estrada foram adjudicadas, destacando as vias que ligam a sede da província aos municípios do Songo/Bembe, Sanza Pombo/Buengas, Alfandega/Cangola, além de outras empreitadas para melhorar algumas vias secundárias e terciárias dos municípios.

Referiu ainda ser necessário e urgente afinar os mecanismos de planificação e fiscalização das obras, procurando empreiteiros que cumpram com os contratos estabelecidos e retirando dos concursos públicos aqueles que não satisfazem os objectivos contratuais.

“É com muita satisfação que recebemos a obra da estrada que liga o município de Sanza Pombo à Quimbele, uma promessa reiterada várias vezes e que hoje se tornou realidade”, enfatizou. 

O Programa água para todos atingiu 52 por cento de cobertura geral, revelou ainda Paulo Pombolo aos conferencistas, aos quais garantiu continuar a trabalhar para a expansão dos serviços a outras localidades, em cumprimentos as propostas eleitorais de melhorar as condições de vida da população.

“O fornecimento de energia continua a ser um dos sectores ao qual deve ser prestada redobrada atenção. O aumento de mais 20 KW para cidade do Uíge veio trazer melhorias significativas, apesar de algumas irregularidades, sobre as quais pedimos aos profissionais do sector que desenvolvam esforços no sentido de as resolver com urgência”, solicitou.

O programa de combate a pobreza, reconheceu, está a melhorar as condições das populações nos municípios, comunas e regedorias, enquanto o programa PAPAGRO promove a aquisição de produtos agrícolas dos camponeses.

O governante assegurou que, até 2017, o governo continuará a trabalhar para materializar os projectos que visam responder satisfatoriamente aos anseios dos cidadãos.

 

Via Angop

 

Uma escola do ll cíclo no município da Damba

Uma escola do ll cíclo no município da Damba

Archivos

Ultimos Posts