Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Etnografia. Dombel Silva pesquisa cultura Bakongo com enfoque para os Azombo

Publicado por Muana Damba activado 15 Octubre 2014, 14:51pm

Etiquetas: #Fragmentos históricos do Uíge.

Etnografia. Dombel Silva   pesquisa cultura Bakongo com enfoque para os Azombo

‘Azombo- questões culturais’ é o livro da autoria do investigador cultural Dombel Silva (Sabactami), que se encontra à venda nos escaparates da nossas livrarias, na baixa de Luanda.

Na nota de apresentação do livro, António Fonseca, escritor e igualmente investigador cul-
tural do agrupamento étnico Kakongo, escreve que “A presente obra de Dombele Silva reveste-se de uma característica particular: enquanto as demais publicadas se referem de modo geral a toda a comunidade Kongo, esta refere-se, de maneira particular, a um dos seus subgrupos, os Azombo, o que lhe dá créditos adicionais, uma vez que, quanto maisrestrito o campo de estudo, com análise, muito embora os mesmos, em muitos casos, também se refiram a toda a comunidade sociocultural de que os Azombo são parte.”

O escritor, António Fonseca, destaca que “Sendo o autor membro daquela comunidade, o livro é escrito de dentro da mesma, pelo que percorre com olhar autóctone, todos os elementos da vida social da comunidade, mesmo que de maneira breve, porém profunda, o que faz dele um verdadeiro contributo ao conhecimento do ‘modus vivendi’ e da psicologia social dos Azombo”, acrescentando que “o autor recorrentemente busca, tal como é próprio da tradição Kongo, a fundamentação de pontos de vista através de provérbios, que traz um valor adicional aos mesmos, já que o provérbio condensa todas as normas de conduta social, o que, de resto, corporiza o direito consuetudinário”.

O também radialista, que ficou célebre com o programa da RNA “Antologia”, dedicado à recolha , estudo e divulgação da tradição oral angolana,, nomeadamente da comunidade sociocultural em questão, frisa que “A presente obra, para lá dos créditos que já lhe referimos e para lá do interesse que deve merecer de todos os leitores, tem de ser tida em conta nas abordagens que se façam no domínio das ciências sociais e do direito no nosso país.”

Por seu turno, o autor explica, na introdução, que ‘Azombo’ é a designação de membros de um dos (sub)grupos etno-linguísticos do reino do Kongo, enfatizando que “estão localizados na região Nordeste deste reino.”

Sabacatini, pseudónimo de Dombel Silva, reforça que “possuem características sociocul-
turais em comum e algumas as diferenciam com outros subgrupos etnolinguísticos deste reino, citando o seu gesto peculiar, que é o negócio como a sua inclinação predilecta”, pontualizando que é um “Povo humilde, solidário e hospitaleiro. Vivem em harmonia com outros povos, respeitando as autoridades sejam quais forem que se instalam no seu sobado”.

Ele insiste que “Se a solidariedade é um valor estruturado coexistensivo à família, a hospitalidade é, pelo contrário, uma atitude de fundo mais espontânea. Ela estende-se ao homem enquanto homem. É uma disposição ao acolhimento e à assistência, inscrita no espírito de partilha que se cultiva no âmbito familiar, ela exprime a confiança do homemque se sente solidário com o seu semelhante nos desafios comuns da vida”, observando que “a gratuidade e generosidade características da hospitalidade é testemunha da dimensão social que o clima da solidariedade familiar forja.”

O livro aborda a tradição oral do subgrupo etnolinguístico em causa, a família e a subordinação, o lusopo/oplongo (casamento tradicional), bem como a poligamia, aesterilidade no seio do casal. Outros dos temas abordados pelo autor é a morte, aherança, a missa, o luto e a religião, com todo o peso espiritual que se conhece naestrutura cultural de determinada sociedade tradicional, sem prejuízo do enfoquedado ao negócio e à jurisprudência tradicional, encerrando com os pedagógicos provérbios que preenchem o imaginário local.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Perfil – Dombel Silva

Nasceu a 2 de Julho de 1965, em Quimangumbo, no município de Maquela do Zombo, naprovíncia do Uíje.

Efectuou os seus estudos primários na sua aldeia natal e o ensino secundário na escola Preparatória do Uíje e depois no Pré- Universitário , em Luanda. Fez a sua formação profissional na escola técnica de saúde Pública da mesma província. É licenciado em Enfermagem pelo Institu- to Superior de Enfermagem da Universidade Agostinho Neto.

Enfermeiro decarreira, trabalha no Hospital ‘Josina Machel’, na capital do pais. É docente universitário, leccionando no Instituto Supe-rior Politécnico do Cazenga.

Via Agora

O autor Dombel da Silva "Sabactani"

O autor Dombel da Silva "Sabactani"

Archivos

Ultimos Posts