Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


AQUI, 36 ANOS DEPOIS!!!

Publicado por Muana Damba activado 19 Octubre 2014, 13:51pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

Por Tony Sofrimento Makunza Tungu

 

Ontem comemorei mais um dia que marca de forma indelével a trajectória da minha vida.


Sou feliz pois durante a longa marcha que percorro desde a nascença, nunca tive facilidades e tudo o que aconteceu foram duras provações. Uma infância feliz mas dura, comparada à de outras crianças e principalmente aqueles que nascem nos dias de hoje ou nasceram em localidades com outro desenvolvimento.


Terminar a quarta classe no ano em que fazia 10 anos e deslocar-se a mais de 600 Km para continuar os estudos é uma aberração a luz daquilo que observamos hoje.


A data comemorada, toca o meu ser pois neste dia iniciei um movimento apaixonado por uma actividade jamais pensado nos meus projectos de vida. Foi interessante pois nesse dia conheci um grande homem na minha vida - Fernando Artur Vicente Gomes Barbosa. Um grande homem no sentido raro da dialética e lógica actuais. Com princípios nobres que enumerados aqui, não caberiam. E com ele os seus Pais que distribuíam um carinho especial por mim. Ao Sérgio, o Pai, levei-o até à sepultura. À Cecília, "esquivou-me" e não quiz fazer sentir a dor da perda de uma mãe. Faleceu na minha ausência.


Mas o Barbosinha, um dos melhores Atletas e jogador de basquetebol que essa terra pariu, um exímio artista, pintor e desenhador, autor de belos quadros pintados em murais, do primeiro logotipo da federação de basquetebol, do Kabuscorp, da estilização do emblema do 1º de Agosto e de outras obras do acervo anônimo espalhado por muitos locais, não estava sozinho nesse dia. Estava com o Sidrack da Conceição José Gunza, naquela sexta feira às 14:30 em frente ao BPC.


Desde essa data, 36 anos se passaram e aqui entregue ininterruptamente ao desporto e especialmente ao basquetebol.


Uma grande homenagem a todos os que contribuíram para chegar até aqui especialmente a minha família que suportou todas as vicissitudes e privações dai vindas. Ao Victorino Eugênio da Silva e Cunha que moldou a minha personalidade, incutindo em mim o sentido disciplinar do trabalho e com isso proporcionando ferramentas nobres que uso desde o primeiro dia que entrei em contacto com esse Homem raro e que serve de guia até aos dias de hoje. Obrigado Victório!


Ao Vex, Gustavo Dias Vaz da Conceição, de quem recebi a 1ª bota de basquetebol, eram 09:30 horas, segunda feira do dia 21 de Outubro de 1978. Relação que perdura até aos dias de hoje. Aos não citados em nada são menores na influência mas, seria fastidioso descrever todos vocês.


Que Deus nos dê energia para continuarmos aqui, servindo.

 

 

Amio - Bebe Manga

AQUI, 36 ANOS DEPOIS!!!

Archivos

Ultimos Posts