Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Educação em Mucaba necessita de 226 novos professores

Publicado por Muana Damba activado 1 Septiembre 2014, 14:20pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Mucaba - O sector de Educação do município de Mucaba, província do Uíge, precisa de 226 novos professores para o ensino primário, do I e II ciclos do ensino secundário, para suprimir a carência de docentes, principalmente nas zonas rurais da circunscrição.

A informação foi avançada hoje, sábado, à Angop, pelo director municipal da Educação de Mucaba, João Moniz, tendo acrescentado que a localidade conta com 567 professores do ensino primário, I e II ciclos do ensino secundário, número insuficiente para cobrir as mais de 61 povoações da região.

João Moniz revelou que o sector recebeu 53 professores, a partir do último concurso público realizado pelo Ministério de Educação, mas essa cifra foi insuficiente, ja que o sector carece ainda de 226 novos docentes dos quais 108 para o ensino primário, 88 para o I ciclo e 30 o II ciclo.

Informou que o município possui 131 salas de aulas em boas condições, enquanto 157 outras carecem de obras de melhorias para conferirem maior dignidade aos estudantes e professores.

Segundo o responsável, o sector necessita também de um edifício equipado com meios informáticos para melhor funcionamento dos sectores de Educação de Mucaba.

Defendeu o aumento de seminários pedagógicos para capacitação de professores do ensino primário, docentes da língua Nacional Kikongo e de cursos de superação de professores do ensino especial.

“Outros dos problemas do sector é a falta de nomeação de alguns directores e subdirectores do I e II ciclos, actualização de categorias dos docentes inserido no sistema do ensino nos anos de 2008 e 2010, e a carência de alfabetizadores”, reforçou

Ressaltou que, no âmbito do Programa de combate à fome e à pobreza, estão a ser construídas cinco novas escola para o ensino primário, nas localidades de Quiosso, Gitala, Quinzala-novo, Quitamba e outras na sede comunal do Wando, que vão ter um total de 17 salas de aulas.

Apesar das dificuldades, a administradora de Mucaba, Piedade Samuel Hebo, reconheceu haver melhorias no sector da Educação, resultado da implementação dos programas de combate à fome e à pobreza.

Esses programas, frisou, estão a permitir a construção e reabilitação de infra-estruturas escolares, aquisição de merenda escolar e materiais didácticos para o bom funcionamento das instituições de ensino.

O sector da Educação do município conta com 10 mil 884 alunos, da iniciação a 12ª classe, frequentam o presente ano lectivo na região, contra os mais de nove mil alunos matriculados em 2013.

Via Angop

Imagem do Muana Damba

Imagem do Muana Damba

Archivos

Ultimos Posts