Uíge - O comandante nacional da Polícia de Guarda Fronteiras (PGF) de Angola, comissário-chefe Pedro Candela, trabalha hoje, quarta-feira, no município de Quimbele, a 299 quilómetros da cidade do Uíge, onde vai avaliar o funcionamento e organização das unidades e a prontidão dos efectivos da corporação.

Pedro Candela - Comandante da Polícia da Guarda Fronteiras. Foto: Joaquina Bento
Durante a sua permanência no município de Quimbele, o comissário-chefe Pedro Candela vai manter encontros separados com o administrador local e os oficiais da unidade e subunidades de fronteira de Quimbele, para analise da situação operativa.$
Com o mesmo propósito, o comissário-chefe, em companhia do comandante provincial da Polícia, comissário Simão Leitão Ribeiro, desloca-se quinta-feira ao município de Maquela do Zombo, 310 quilómetros da cidade do Uíge.
A província do Uíge partilha mais de mil quilómetros de fronteira terrestre e fluvial com a República do Congo Democrático (RDC), através dos municípios de Maquela do Zombo, Milunga e Quimbele.
Terça-feira, o comissário-chefe Pedro Candela participou, na cidade do Uíge, no I encontro provincial sobre a situação dos Postos Fronteiriços com a República Democrática do Congo, presidido pelo governador provincial, Paulo Pombolo.
O encontro abordou, entre outras questões, a segurança das fronteiras, definição e delimitação da zona franca-caso Kimbata, pressupostos de identificação dos residentes fronteiriços a luz da lei e outra legislação aplicável à matéria.
Participam da reunião administradores dos municípios que fazem fronteira com a RDC, directores provinciais e responsáveis das Finanças e das Alfândegas.
Via Angop