Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Políticas de inclusão combatem a pobreza

Publicado por Muana Damba activado 20 Julio 2014, 07:57am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Políticas de inclusão combatem a pobreza

O bispo da diocese do Sumbe, D. Luzízila Kiala, pediu, no Ebo, às autoridades que centrem a governação em acções de inclusão social que “permitem reforçar o espírito de reconciliação e o combate à pobreza”.

O apelo foi feito num encontro com as autoridades administrativas inserido no programa da visita pastoral ao Ebo, durante a qual lembrou que as potencialidades agropecuárias do município permitem desenvolvê-lo “desde que a governação tenha como centro a atenção às pessoas”. O bispo afirmou que “o município tem quase tudo para se ­desenvolver”, mas que é preciso que se executem projectos que beneficiem as comunidades.


A presença constante dos governantes junto das populações, disse, fortifica a empatia, abre espaço para o diálogo com os governados, bem como para a identificação dos principais problemas e vias para os resolver.


O povo, salientou, não pede que se lhe dê tudo, mas com a presença frequente dos governantes sente-se amparado.


O bispo referiu que há o grande desafio que é resolver os problemas, mas alertou que “o desenvolvimento é um processo longo que deve envolver todos”. Sobre os sectores da Educação e Saúde, D. Luzízila Kiala disse que “devem ser aperfeiçoados os mecanismos de selecção de candidatos locais para se evitar a fuga de técnicos qualificados para os centros urbanos”.


A Igreja, prometeu, dada as dificuldades que o município tem de arranjar quadros, vai encetar contactos com as várias congregações para algumas irmãs colaborarem nos dois sectores.


Luzízila Kiala anunciou que a visita efectuada pelo Presidente da República ao Vaticano “foi muito importante e vai trazer benefícios ao país”, com a assinatura em breve de um protocolo de cooperação para os sectores da Educação, Saúde e Justiça.

Via JA

Archivos

Ultimos Posts