Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Os AZOMBOS segundo a tradição oral

Publicado por Muana Damba activado 24 Julio 2014, 17:06pm

Etiquetas: #Fragmentos históricos do Uíge.

 

Por Ndombel Silva "Sabactani"

 

bh

 

Segundo a tradiçâo oral, o soberano Zombo era possuidor de poder e valores éticos e étnico-tradicionais incontest'aveis na sua 'area de jurisdiçâo e além.

 

Soberano militarizado por razões do seu povo soubesse fabricar armas. Relatam que aos portugueses valeu-lhes muito sangue para a vassalagem com este soberano

 

Por motivo de empatar o negócio na sua área da jurisdiçâo, o Soba Nazombo aceitara a vassalagem com os portugueses qua vinham para o interior a procurar de produtos cafrais da região mas nâo aceitou a sua transferência, ir instalar-se por cima da colina ravinosa, montanhas deserticas que nâo favoreciam ao seu povo a agricultura e a caça mas obrigado a abandonar o seu 2Habitat" plurissecular vindo se instalar a margem do rio Nzadi com o seu povo ao longo da estrada.

 

Daí, o soba incetiva os seus súbditos sobetas a aderirem a vassalagem tais como os sobas Nabokolo em Kibokolo, soba Sakandika na região com o mesmo nome, Pombo, Mbata atés fora da sua área de jurisdição. Alguns destes acusaram-no de corrupto e traidor por ter deixado o território que ele governava seja atavessado pelos comerciantes portugueses afim de neg'ocio.

 

Algumas fontes orais afirmam qua na região existe capim denso, archote verde qua os nativos emergiam no fogo às horas nocturnas para amedrontar os portugueses rec'emchegados, instalados mnesta região, faziam-no rebentar por cima dos paus e pedras grossas, emitindo assim um so estrondoso como se fosse arma de fogo, daí, os portugueses perguntavam:" A que se deve este barulho?" E os nativos por sua vêz respondiam: " Mangungo Makela". Repetidamente, era esta a resposta que literalmente significa estrondo das armas.

 

Atendendo ao acordo de vasslagem, os portugueses acabaram por denominar a esta soberana regiâo por makela do Zombo(2) "armas do Soba Nazombo".

 

Tanto a fonte escrita como oral nâo nos foi possível de precisar quando é que o soba Nazombo e os súbditos se instalaram na região.

 

(2) Maquela do Zombo - Portaria N°.19076 de 15/03/1963, Boletim Oficial N°.13/1962. Foi primitivamente um posto  militar com o nome de Bongue, criado aos 13/03/1896, e em 1911 passou à sede da circunscriçâo do Zombo. Em 1915 foi criada a circunscriçâo de Maquela do Zombo. Em 1917 foi a sede do distrito do do Kongo aquando do desmembramento deste distrito e a criaçâo do enclave de Cabinda. Mais tarde passou à sede do concelho do Zombo.

 

 

Satellite Map of Maquela Do Zombo
Satellite Map of Maquela Do Zombo
Os AZOMBOS segundo a tradição oral

Archivos

Ultimos Posts