Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


O Rei Vita a Nkanga (Dom António) foi traído.

Publicado por Muana Damba activado 12 Julio 2014, 05:41am

Etiquetas: #História do Reino do Kongo

Como morreu o rei do Kongo Ndontoni ( Dom António ), Vita a Nkanga, na célebre Batalha de Mbwila (Ambwila)?

Tal foi o tema de uma breve discussão entre o historiador Patrício Batsîkama e o Reverendo Ntoni Nzinga, da IEBA, há dêz dias, no ...hall do Cuilo River Hotel, na cidade do Uíge, em que fomos assistentes ( na realidade, Nkazi Tony Sofrimento e eu, fomos árbitros).

Para o Reverendo Ntoni Nzinga (no centro da imagem), o rei Vita a Nkanga foi atingido mortalmente, provalvelmente uma bala perdida, os portugueses encontraram o corpo inerte do rei, cortaram a cabeça e foi levada para Luanda como troféu da guerra e sepultada na actual igreja Nazaré. Esta versâo histórica foi combatida pelo historiador Patricio Batsikama ( a esquerda ), que afirma, segundo as suas pesquisas, o rei do Kongo, foi atingido, mas não estava ainda morto, evacuado fora do campo da Batalha, um Jaga (yaka) mestiço, a combater ao lado dos ocupantes lusitanos, consegue infiltrar-se até onde se encontrava o rei ferido decapita o rei e leva a cabeça para o campo dos portugueses.

Conclusão:

Para o reverendo, o rei Vita a Nkanga morreu heroicamente na Batalha da Mbwila e o historiador defende que a morte do rei, foi resultado de uma traição.

O debate esta aberto...

O historiador Batsikama e o reverendo Ntoni Nzinga, no Hall do Cuilo River Hotel

O historiador Batsikama e o reverendo Ntoni Nzinga, no Hall do Cuilo River Hotel

Archivos

Ultimos Posts