Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


O nome do Alto Cauale indica a origem do grande soba Marinda (Ma'nkongolo)

Publicado por Muana Damba activado 5 Junio 2014, 03:22am

Etiquetas: #Fragmentos históricos do Uíge.

Alto Cauale é um município da província do Uíje, com sede na vila de Cangola. O município tem 3.064 quilómetros quadrados e cerca de 104 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município de Sanza Pombo, a Este pelo município de Massango, a Sul pelo município de Kalandula e a Oeste pelos municípios de Camabatela, Negage e Puri.

É constituído pelas comunas de Caiongo e Bengo. O nome Alto Cauale indica a origem do grande soba Marinda (Ma’nkongolo), da tribo real dos Kiluanji Ngola. Retirou-se junto com a sua família em Kalandula e baixou com o rio Kauale até sobas saisfeitos com a via ao actual Massango e atravessou o rio. Assim estabelece o seu reino junto ao rio, na margem esquerda, até à chegada dos portugueses, com quem travou grandes batalhas até 1948.

Daí a aldeia com o seu nome na comuna de Caingo. O soba Marinda, com a sua estrutura militar, comparável à de Nzinga Mbandi, foi o mais destacado na luta contra a ocupação total da região entre Uíje e Malanje. O Alto Cauale foi a última região do Uíje a ser anexada ao resto da província.

Via Novo Jornal

O nome do Alto Cauale indica a origem do grande soba Marinda (Ma'nkongolo)

Archivos

Ultimos Posts