Uíge - O rei dos Bayaka, Muana Uta Kabanga, apelou no fim-de-semana, no município de Quimbele, 261 quilómetros a norte da cidade do Uíge, aos municípes a prestarem informações coesas e necessárias aos recenseadores, com vista a facilitar a planificação dos projectos do executivo.
Em declarações à Angop, à margem da reunião que manteve com as autoridades tradicionais locais, Muana Uta Kabanga referiu que o censo em Angola chegou numa boa altura, uma vez que o país cresce em todos os domínios.
“Foi bom o governo ter pensado na realização do censo populacional e da habitação, porque depois da sua realização o Executivo vai conseguir projectar as suas acções, de acordo com os dados recolhidos neste processo”, realçou.
O líder dos Bayaka avançou que depois da realização do censo Angola vai dar outros passos significativos na distribuição de várias infra-estruturas, assim como na planificação da economia do país.
Com uma área de 261 quilómetros quadrados, o município do Quimbele tem uma população estimada em 299.262 habitantes, possui três comunas (Alto-Zaza, Quicoca e Quango) e 299 aldeias. A mandioca, batata-doce, batata rena, feijão, milho, entre outros, são os produtos mais produzidos.
Via Angop