Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Uíge faz a festa do progresso

Publicado por Muana Damba activado 30 Mayo 2014, 09:26am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

Por Kumuênho da Rosa|
 

Fotografia: Francisco Bernardo

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, efectuou ontem uma visita de trabalho à província do Uíge, onde dirigiu a reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros. O Chefe de Estado foi recebido em apoteose pela população da província.

 

O Chefe de Estado elogiou a iniciativa do elenco de Paulo Pombolo de elaborar e levar à apreciação da equipa económica do Governo um plano de desenvolvimento de médio e longo prazo, com objectivos alinhados com o Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017. Tal como o Plano Nacional, notou o Chefe de Estado, o documento apresentado pelo governo provincial do Uíge luta pela estabilidade política, social e macroeconómica e a definição de políticas públicas para favorecer o crescimento.
O Presidente defendeu o aperfeiçoamento do plano proposto pelo governo da província em alguns pontos, especialmente no que se refere às fontes de financiamento, na perspectiva de se reduzir o peso do financiamento público, suportado em larga escala pelas receitas do petróleo. “É preciso desenvolver esforços para que a própria província seja capaz de gerar receitas para ajudar a financiar o seu plano de desenvolvimento”, apontou o Presidente José Eduardo dos Santos.


O Chefe de Estado elogiou o trabalho desenvolvido pelo governador Paulo Pombolo e a sua equipa na província, sublinhando ser possível, seis anos depois da sua última visita à província do Uíge, perceber que há obra feita e progresso. “Estivemos aqui em 2008, durante a campanha eleitoral, e podemos agora comparar o que vimos naquela altura com o que estamos a ver hoje. O progresso é notável e as realizações visíveis. Quero felicitar o governador e a sua equipa pelos esforços que têm dedicado e pelos êxitos que vêm alcançando na realização dos objectivos do programa do Governo”.
No final da décima sessão ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros realizada no Uíge foi distribuído um comunicado que informa que os trabalhos incidiram sobre um memorando da situação social, económica e das infra-estruturas da província do Uíge e sobre a proposta de Plano de Desenvolvimento da Província para o biénio 2013/2014, que constitui um instrumento chave e central de ligação entre as orientações de nível nacional definidas no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017 e as necessidades da província.


No domínio da Programação Financeira do Tesouro, que assegura a execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2014, a Comissão Económica apreciou o Plano de Caixa Mensal de Junho de 2014, diz o comunicado distribuído à imprensa no final da reunião da Comissão Económica.

Palácio do Governador

O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, inaugurou o Palácio do Governador, edifício que alberga também os principais serviços de apoio à mais alta entidade governamental da província. O novo edifício tem mais de 20 compartimentos, distribuídos por dois pisos, entre dormitórios, salas de estar e de recepção de visitas, piscina, gabinetes de trabalho e outras subdivisões. “É um espaço que oferece dignidade ao governador e que vai permitir acomodar melhor as entidades do Estado e do Governo que nos visitam”, disse o governador provincial do Uíge.


Paulo Pombolo anunciou que nos 16 municípios  da província também vão ser construídos edifícios que oferecem maior dignidade aos administradores municipais e dão melhores condições de alojamento aos visitantes.   


A última vez que o Presidente José Eduardo dos Santos dirigiu uma reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros fora de Luanda foi em Fevereiro, na cidade do Namibe.


Tal como na reunião do Namibe, o Presidente da República lançou no Uíge um repto ao sector privado para que tire proveito das infra-estruturas criadas pelo Executivo no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP), fazendo aplicações que promovam o emprego, o bem-estar das famílias e o desenvolvimento da região norte.

Encontros de cortesia

Além de dirigir os trabalhos da sessão da Comissão Económica, o Presidente da República teve encontros com algumas personalidades da província, como D. Emílio Sumbelelo, bispo da Diocese do Uíge, D. Francisco de Mata Mourisca, bispo emérito da Diocese, o reverendo Jacinto Henrique, representante do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola, e o reverendo Kivuila Mbuta, da Associação das Igrejas de Angola.

 

Via Jornal de Angola

Archivos

Ultimos Posts