Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Uíge: Aberto seminário sobre tratamento cirúrgico da fístula obstétrica na Damba

Publicado por Muana Damba activado 7 Mayo 2014, 03:08am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Uíge - O IV seminário sobre tratamento cirúrgico da fístula obstétrica foi aberto segunda-feira, no município da Damba, provincia do Uige, visando o tratamento cirúrgico de mulheres com casos complicados e formação dos médicos nacionais, a fim de expandi-lo para outras províncias do país.

Durante três semanas, 10 enfermeiros e dois médicos nacionais vão aprimorar de forma prática como lidarem com os casos de fístulas obstétricas que complica a vidas de várias mulheres nessa condição.

Falando na cerimónia da abertura do encontro, a directora provincial da saúde no Uíge, Luisa Cambuta, disse que o problema de fístula obstétrica constitui um problema da saúde pública e que merece uma profunda reflexão, como restituir a saúde as mulheres afectadas.

"Muitas mulheres com a fístula obstétrica perdem a dignidade e outras são rejeitadas e abandonadas pelos esposos por caso dessa doença", enfatizou, acrescentando que o seu combate deve passar necessariamente pela prevenção de gravidez precoce e o planeamento familiar.

Luisa Cambuta defendeu também a necessidade de disseminação de informação no sentido de se evitar a gravidez precoce.

Em declarações a Angop, o responsável pela promoção do workshop que se realiza por quarta vez, Paulo Parimbelli, afirmou que para a realização da acção formativa que tem dois propósitos (tratamento de casos complicados de fístula e formação de médicos nacionais), foram convidados dois especialistas no tratamento de casos de fístula obstétrica (um proveniente de Zâmbia e outro da África do Sul).

"A actividade é fundamentalmente prática, por isso foram convidados médicos de longa experiência no tratamento cirúrgico de fístula", sublinhou, adiantando que dois médicos angolanos e 10 enfermeiros participam da actividade, para que uma vez formados os mesmo poderão expandir esse tratamento por outras províncias.

Revelou estar internadas para o efeito, 30 mulheres provenientes de diferentes províncias de Angola, com destaque a Benguela e Malanje, avançando que este número poderá atingir 70 mulheres como foi nos três encontros do género já realizados, porquanto 10 outras mulheres chegam terça-feira a Damba para tratamento.

Desde abertura do hospital municipal da Damba em 2009 já foram operadas 401 mulheres e 30 outras nos três últimos meses de 2014.

Via Angop

Hospital da Damba, imagem do Portal do Uíge.

Hospital da Damba, imagem do Portal do Uíge.

Archivos

Ultimos Posts