Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Sector de Saúde em Quimbele necessita de 45 enfermeiros

Publicado por Muana Damba activado 13 Mayo 2014, 04:49am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Sector de Saúde em Quimbele necessita de 45 enfermeiros

Quimbele - Quarenta e cinco enfermeiros são necessários no município de Quimbele, 261 quilómetros à nordeste da cidade do Uíge, informou à Angop, domingo, o administrador do hospital local, Eduardo Capitão.

Segundo a fonte, os 54 enfermeiros actuais, distribuídos pelas três comunas e 299 aldeias são insuficientes, tendo em conta o elevado número de habitantes (299.262 habitantes) da municipalidade.

Fez saber que o Hospital Municipal, a funcionar em condições provisórias, atende diariamente 130 à 150 pacientes, com várias patologias. O seu funcionamento é assegurado por 28 enfermeiros das áreas de pediatria geral, banco de urgência, medicina geral e consultas externas.

Realçou que o Hospital Municipal, a ser reabilitado e ampliado, receberá três médicos, em breve, para as áreas de genecologia, pediatria e medicina geral.

Funcionam no município de Quimbele, 10 sub-unidades sanitárias, faltando inaugurar um Centro Médico na comuna do Icoca e um Posto de Saúde na localidade do Quibanzi, cujas obras estão concluídas.

Fez saber que a malária, doenças da pele e respiratórias agudas são as patologias mais registadas na circunscrição, avançando que para redução da malária têm sido distribuídos mosquiteiros tratados à grávidas e crianças, bem como realizadas campanhas de recolha de lixo.

Eduardo Capitão explicou que o programa dos serviços integrados de saúde local tem servido para a realização de vacinação, consultas pre-natal, testagem de Vih/Sida e distribuição de mosqueteiros tratados.

Com uma área de 261 quilómetros quadrados, o município do Quimbele tem uma população estimada em 299 mil e 262 habitantes, distribuída por três comunas (Alto-Zaza, Quicoca e Quango) e 299 aldeias.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts