Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


ORIGEM DO NOME: LUANDA

Publicado por Muana Damba activado 5 Mayo 2014, 23:30pm

Etiquetas: #História do Reino do Kongo

Antes da chegada dos Europeus, Luanda jà era habitada pela guarnição do rei do Kongo. A Ilha de Luanda foi o local onde era concentrado os habitantes. Este local era proprietadade do Rei do Kongo, onde eles tiravam a principal fatia do seu poder económico. A moeda que se utilizava em todo Reino do Kongo "NZIMBU". A Ilha de Luanda era o BANCO do reino do kongo, segundo as fontes orais, os guardas dessa ilha naquela época eram comandados directamente pelo Rei do Kongo e recebiam ordens de não deixarem penetrar nesta zona qualquer individuo. Caso alguém insistisse tinha que ser abatido, para que pela próxima vez não tentasse aproximar-se daquele local. É a partir dessa recomendação onde surge o nome LUANDA em kikongo (BATER em português.)


Embora que os estudos científicos nos ilustram certas verdades no que concerne a nossa historia, mas não devemos esquecer que existe provas palpáveis orais capazes de contar uma verdade nua e crua,temos muita matéria em termos de nomes que deixaram traços desta verdadeira historia do reino do Kongo na nossa linda cidade de Luanda, vou citar alguns nome como:


CAZENGA palavra em kikongo= CORTAR em português/


TALA TONA palavra em kikongo=OLHA E PERCEBE em portugues//


SAMBA palavra em kikongo=ORAR em portugûes//


N'ZAMBA I em kikongo=ELEFANTE I em português,


O MACULUSSO, em kikongo= as CRUZES,


O MAIANGA(MAYANGA) são LAGOAS,onde o povo que vivia na Ilha de Luanda buscavam agua para beber, e eram muitas lagoas por isso chamavam de MAYANGA,


O CACUACO em kikongo/KAKUAWUKO=NAO E AQUI,as pessoas caminhavam distâncias e distâncias a pé, assim que os transportadores de fundo (Nzimbu) perdiam muito ao chegarem nos arredores da ilha, como era o caminho pronunciavam essa palavra em kikongo KAKUAWU KO, que quer dizer NÃO é AQUI, assim procuravam o bom caminho de regresso para Mbanza Kongo, essa área foi denominado de CACUACO.


Voltando à “casa da moeda”, e para se ter uma idéia do quanto os transportadores tinham de levar da Ilha de Luanda para o Manikongo, basta saber que:1 galinha valia 3.500 nzimbu = 1 pistole de nzimbu.


1 vaca cerca de 300.000 nzimbu = 30 lufuzu, 1 lufuku = 10.000 nzimbu


Os europeus chefiados pelo Diogo Cão,chegaram no terra Kongo em 1482, onde estabeleceram o primeiro encontro com o rei do Kongo sua excelência Majestade Nzinga Nkuwu, depois dos portugueses estabelecerem a sua dominação no reino do Kongo no ponto de vista politica,religiosa e económica, continuaram na conquista das terras sob controlo dos nativos,(93 anos) noventa e tres anos depois chegaram a ilha de Luanda, nao encontraram resistência na parte das guardas, nem foram batidos porque já existia relações bilaterais entre o rei do Kongo e o rei de Portugal.


A cidade de Luanda foi fundada no dia 25 de Janeiro de 1575, por um capitão português chamado Paulo Dias de Novas ao desembarcar na ilha de Luanda com cerca de 700 homens ( forças armadas, religiosos, funcionarios),em 1576 foi construida a primeira igreja em Luanda/ são Sebastião, na fortaleza onde se encontra o museu das Forças Armadas Angolanas.


Em 1656 os portugueses apresentaram ao rei Garcia I Kmbaku Nkanga Ne Lukeni um tratado como que a partir deste ano nenhum europeu pode entrar do Kongo sem passar pelo porto de Luanda, o soba de Ambuila, um Dembo vai depender de Luanda, comercio de escravos livre sem pagar impostos e os territorios no sul do rio Dande, onde se situa a ilha de Luanda, local estrategico fonte da moeda do reino do Kongo" Nzimbu "devia depender de Luanda e nao é do reino do Kongo, depois o Rei ANTONIO I Nkanga pediu a restituição da Ilha DE Luanda, os portugueses recusaram e agitaram outros chefes de distritos kongo de fazer guerra contra o rei Antonio I Nkanga dali começou a Batalha de Ambuila, onde o rei do kongo tinha uma media de 700.000 homens que fez face ao exercito portugues, o rei NKANGA deslocou pessoalmente nesta batalha,como os portugueses eram bem equipados com armas de fogo;


No dia 29 de Outubro de 1665 o exército do reino do Kongo foi derrotado. O rei António Vita Nkanga morreu nesta batalha e decapitado cuja a cabeça levada em Luanda como trofeu com muitos prisioneiros, essa Vitória portuguesa nesta batalha foi festejada em todas paroquias da igreja catolica do reino do kongo e do Mpungu a Ndongo, assim como em portugal.


Os portugueses fizeram tudo para nos dividir e criaram separação entre os kikmbundos e bakongos esqueceram que na historia os traços ficam, confirma-se que, os Luandeses são bakongos.

Facebook/Maria Helena Teixeira

ORIGEM DO NOME: LUANDA

Archivos

Ultimos Posts