Uíge - O processo do Censo Geral da População e Habitação, iniciado a 16 do corrente mês em todo país, decorre a bom ritmo nos municípios de Ambuila, Damba e Sanza Pombo, soube hoje (segunda-feira) a Angop dos respectivos assistentes técnicos municipais.
De acordo o assistente técnico de Ambuila, Alfredo Conceição Sala Sambila, cerca de 90 porcento do trabalho, nas 45 secções censitárias do município, está concluído.
“Nós já terminamos o recenseamento em algumas aldeias do município, como Maianga, Lombe, Terra Mãe, Sanda Kina, Terra Nova, Bela Vista e Nsembo, faltando apenas totalizar os dados e encaminhar para a sede da província”, assegurou.
Deu a conhecer que 65 agentes de campo, entre 50 recenseadores e 15 supervisores, asseguram o processo em Ambuila e garante cumprir com a data prevista para o fim do Censo.
Já o seu colega do município da Damba, Ângelo Joveth Vuta, referiu que os 209 agentes de campo, sendo 154 recenseadores e 55 supervisores, envolvidos no processo estão a trabalhar sem sobressaltos.
“Temos apenas dificuldades em duas áreas de difícil acesso, como a aldeia Vombo Coxi e Kimbunga Pedro, cujo material será canalizado amanhã (terça-feira) por via área. Como são aldeias pequenas acreditamos que dentro de dois dias termina-se todo o trabalho”, garantiu.
Para o assistente técnico municipal de Sanza Pombo, o trabalho corre bem nas 73 secções censitárias asseguradas por 294 agentes do campo, entre eles 62 supervisores e 132 recenseadores.
De igual modo, manifestou a sua satisfação pelo trabalho de sensibilização desenvolvido pelas autoridades tradicionais que estão a facilitar o cadastramento da população na circunscrição.
Via Angop