Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Adeus amigo e camarada de armas FOGUETÃO

Publicado por Muana Damba activado 1 Abril 2014, 04:11am

Etiquetas: #Notícias do país

Por Nelson Marques (*)

Adeus amigo e camarada do maquis. Vivemos momentos ùnicos como guerrilheiros das FAPLA, em Kalunga, Binheko e Sanga Planicie, foste o meu Cdte de Coluna e Mestre nas operações de guerrilha, enquanto eu era apenas um monitor político e chefe de grupo no 3.Esquadrão, tu não eras apenas o Cdte de todos nós, mas representavas sobretudo o "elo de ligação" de todos nós, na 2.Região Politico-Militar do MPLA.

Foi o nosso 3° Esquadrão, que assumiu todas as posições do exército tuga, na Frente Norte (Cabinda). Tive a honra e o prazer de acompanhar-te em várias missões. Lembro-me numa delas, a da retirada das tropas tugas aquarteladas no quartel de Miconge para a cidade de Cabinda (forças residuais tugas, cercadas à várias semanas), pelo nosso 3°Esquadrão, ter tido o previlégio de ir no teu Jeep romeno, juntamente com os nossos guerrilheiros, negociar a rendição e a saìda das tropas tugas, do quartel do Miconge.

Lembro-me também, quando estávamos à mesa das negociações, o brigadeiro tuga responsável do quartel, tratou-me por “ilustre” e tu Cdte Foguetão, obrigaste-o logo a retratar-se e exigiste que me tratasse com o devido respeito e patente militar das FAPLA. Durante as tratativas, apresentaste-me como o novo responsável do Quartel do Miconge, para minha surpresa e dos oficiais tugas e por fim nomeste-me ainda o responsável pela organização e acompanhamento, da retirada das tropas tugas para a cidade de Cabinda.

Quando Cda Presidente Agostinho Neto visitou Cabinda/Belize (12.74), concedeste-me a honra de apresentar armas e desfilar à frente do meu esquadrão. Apresentaste-me ao Cda Presidente e informaste-o sobre o meu percurso político e militar, nas FAPLA e MPLA, assim tive o previlégio de ser condecorado pelas mãos do próprio Cda Presidente, com a Estrela da Liberdade.

Por tudo isto e tanto mais que ficou por dizer, do nosso percurso político/militar, que dava para escrever um livro. Partiste, mas partiste levando contigo a maior alegria da tua vida, de teres conseguido o teu objectivo, de libertar Angola do colonialismo português e torná-la numa Angola de angolanos e para angolanos.

-Descansa em PAZ, meu amigo e camarada de armas Foguetão. Estamos juntos, para sempre !

(*)- Extractos da vida militar partilhada pelo Cdte Nelson Marques MPLA/FAPLA, na 2a Região Político/Militar, (Frente Norte/Cabinda), durante a luta de libertação Nacional do colonialismo, em Angola.

O Cda Presidente da República, José Eduardo dos Santos, rendeu homenagem ao general, Pedro Benga Lima (Foguetão), que foi a enterrar (29.03.14), no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.

O Cda Presidente da República, José Eduardo dos Santos, rendeu homenagem ao general, Pedro Benga Lima (Foguetão), que foi a enterrar (29.03.14), no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.

Archivos

Ultimos Posts