Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Homenagem ao Casal Manuel e Isabel Tungo

Publicado por Muana Damba activado 13 Marzo 2014, 13:51pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

Por MIGUEL KYAME

 

Estava convencido que a homenagem seria hoje, na Damba e, apressado, face à consternação da minha ausência, rabisquei o que vem a seguir: Por favor, relevem a falta! Mal tomei a decisão arriscada de escrevinhar este texto, em homenagem ao casal Manuel e Isabel, pelos 60 anos de vida conjugal que os entendidos designaram, com propriedade, "Bodas de Diamante", no exercício mental a que me submeti com vista a encontrar a expressão qualificativa que se encaixasse como uma luva para caracterizar o casal, na sua dimensão e profundidade humanas, o predicativo ajustado é: "Autoridade Moral". Se a atribuição do epíteto não foi fácil, muito menos a sua justificação que me criou uma verdadeiro dilema. Experimentei, pois, uma situação critica, pela dificuldade da definição do conceito, sua delimitação espaço / temporal e a real capacidade de tornar realidade este desiderato, uma homenagem deste calibre, longe da terra e longe da vista.

 

É o que se considera tentativa vã de substituir o insubstituível ou de encher o vazio com o nada. A vida é assim e hoje cá estou longe, angustiado mas consciente das minhas responsabilidades e o mais importante, estou em permanente sintonia espiritual convosco. Estamos juntos!

 

Para obviar a primeira dificuldade que aludi, acedi ao Google, a panacéia para todas as nossas ignorâncias, mas, incrédulo, deparei-me com uma informação que me deixou completamente embasbacado, fazendo aqui o recurso ao riquíssimo léxico do Mestre Tamoda. No Dicionário informal ainda não existe definição de Autoridade Moral. Contudo, não me atrapalhei porque o sentimento de estima que devoto ao casal é grande demais para me deter perante a primeira dificuldade e porque também uma breve sinopse da vida familiar, profissional, ecuménica e comunitária do casal em homenagem, ajuda a decifrar e a enquadrar o conceito de Autoridade Moral para os mesmos que hoje, honrosamente são lapidados de Diamante.

 

Quis a Divina Providência que no espaço territorial que configura a Damba, como município e o Kibocolo brotassem duas sementes que no ardor da sua vida juvenil se conheceram e começaram a construir um castelo alicerçado sob sólidas rochas que hoje, volvidas seis décadas, apontam para um único coração, um único ser repleto de ternura paternal e maternal sem igual e que extravasam os nossos muros fronteiriços.

 

Partindo de origens humildes, o que aliás era o denominador comum para os autóctones, Manuel e Isabel subverteram o cânone da época, investindo na sua formação escolar, religiosa e profissional. Manuel fez da Missão de Combate a Tripanossomíases a sua profissão de fé e o exemplo de mãe afabilíssima, de mulher batalhadora e incansável fez de Isabel a estrela que não para de cintilar e servir ele modelo às jovens "isabelitas" e aos "sofrimentos orvalhados".

 

Estar, hoje, nas vestes do casal é, na verdade, degustar a singularidade do sentimento de satisfação pessoal, quero dizer, a dois. Partilhamos com eles o sentimento de gáudio e de júbilo que experimentam porque podem, sem vacilar, asseverar aos quatro ventos que combateram o bom combate e com o carisma que lhes é peculiar continuam a espalhar perfume com fragrância de sabedoria e autêntico show de testemunho de fé, coragem e simpatia. Por isso, Manuel e Isabel, estais investidos de "Autoridade Moral", porque merecedores e abençoados por Deus. Bem Hajam!

Mingyedi, Mwana Kyame Kya Mazekilo, kuna Kinteka. Windhoek, 08/03/2014"

 

Fonte: facebook/Tony Sofrimento

Imagens em alternância ilustram a estadia da família e a residência Kyame (Miguel) na Vila da Damba.
Imagens em alternância ilustram a estadia da família e a residência Kyame (Miguel) na Vila da Damba.

Imagens em alternância ilustram a estadia da família e a residência Kyame (Miguel) na Vila da Damba.

Archivos

Ultimos Posts