Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


“Holden Roberto deve ser proclamado herói nacional”

Publicado por Muana Damba activado 23 Marzo 2014, 06:24am

Etiquetas: #Notícias do país

O Antigo chefe da bancada parlamentar da FNLA, Ngola Kabangu, disse quarta-feira, em Luanda, que o fundador do partido, Holden Roberto, merece mais do que uma simples homenagem.

Ngola Kabangu, que reagia às declarações do ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundi Paihama, que faziam referência à homenagem ao nacionalistaHolden Roberto, defendeu que o malogrado deve ser proclamado solenemente herói nacional.

“Holden Roberto conduziu a luta armada de libertação nacional, que culminou com a proclamação da independência, em 11 de Novembro de 1975”, frisou o político.

Segundo o ex-ministro do Interior no Governo de Transição 1974/75, “agindo assim, a Nação, através dos órgãos de soberania, renderia uma merecida e justa homenagem ao homem do 15 de Março de 1961”.

O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundi Paihama, enalteceu neste sábado, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, o sacrifício consentido pelos nacionalistas angolanos em prol da luta pela independência de Angola, iniciada a 15 de Março de 1961.

Kundi Paihama proferiu esta declaração quando intervinha no acto político central nacional alusivo ao 15 de Março, Dia da Expansão da Luta pela Independência Nacional,referindo ser uma data de longa caminhada e que conduziu ao alcanceda liberdade do povo angolano.

O ministro defendeu que a referida data deve merecer o devido reconhecimento por parte dos cidadãos, como valorização da bravura e determinação dos heróis que deram a própria vida em prol da causa angolana.

Referiu que a data deve constituir um momento ímpar para elevação da consciência nacional, promoção dos valores patrióticos, da solidariedade social, bem como para edu-
cação e preparação da juventude e das gerações vindouras, enquanto garantes do futuro da Nação.

O governante afirmou que, passados 53 anos dos acontecimentos do 15 de Março, é momento de todos os angolanos, independentemente da sua filiação político-partidária, confissão religiosa ou etnia, se unirem para reforçar as fileiras em torno da defesa, preservação e promoção das retumbantes vitórias e conquistas alcançadas pelo povo angolano.

Via N. Jornal

Holden Roberto, uma das figuras de "Grande vulto" na lidertaçâo de Angola

Holden Roberto, uma das figuras de "Grande vulto" na lidertaçâo de Angola

Archivos

Ultimos Posts