Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Tunga Mabele, antigo futebolista do F.C Uíge e dos Construtores, procura a sua fámília.

Publicado por Muana Damba activado 22 Febrero 2014, 06:44am

Etiquetas: #Notícias da Damba, #Notícias do país, #Notícias do Uíge

Tunga Mabele, antigo futebolista do F.C Uíge e dos Construtores, procura a sua fámília.

Por Sebastião Kupessa

O antigo jogador de futebol angolano no campeonato sénior, vulgo Girabola, dos anos 80, TUNGA MUIKA JORGE, é perdido, ou sente-se assim, tomando em conta, a natureza do apelo que endereça à sua família biológica, aos antigos amigos e aos conhecidos, convista a localizar e ajudâ-lo regressar à sua aldeia de origem, onde pretende terminar a sua vida.

Os que viveram no Uíge, nos referidos anos e amantes de futebol angolano em geral lembram-se desta atleta, quando jogava no Futebol Club do Uíge (F.C Uíge), ao mesmo tempo com o Arménio, Raimundo Teta, Lutukuta, Zacarias, Narciso, Kangos, Mavô, Armindo, etc. Tempos depois, Tunga vai bater a porta dos Construtores (ex-M.C.H) do Uíge, outra equipa da pronvícia, que participava na primeira divisão angolana, acompanhado de outros jogadores, o guada-redes Santos e o médio, Simão, deste modo vai evoluir ao lado do Nimy, Carlitos, Ntekasala, Masaki, Kuzieme, Ndala (Otawa) e Vicy.

Recordádmos ainda que Tunga, cuja a devisa no terreno de futebol era " o jogador adverso passa, mais a bola não ! ", foi considerado várias vezes como melhor defensor na província do café. Ele, Adelar, Miala, Mfinda e o médio defensivo Bento, constituiram, no passado, o que os adeptos de futebol no Uíge, consideravam como uma verdadeira "muralha" que era difícil passar.

No fim da sua carreira, ainda chegou a auxiliar muitas equipas da divisão provincial, como treinador, mas a situação político-militar que a província vivia na altura, não permitiu-lhe continuar com esta profissão e foi procurando melhores condições em várias localidades de Angola, actualmente encontra-se na comuna de MANGUE GRANDE no município do SOYO, província do Zaíre, improvisando-se carpinteiro. Visionando as imagens em nossa possessão que acompanha o apelo, deduzimos que vive momentos difíceis, em condições precárias e precisa a caridade de pessoas generosas.

Mas como um antigo atleta, afilhado à Federaçâo Angolana de Futebol (FAF), pode viver em extrema pobreza? Os antigos desportistas, todas modalidades confundidas, não beneficiam de uma pensão de reforma, que lhes permetiria viver condignamente, considerando os servíços prestados à nação?

Tunga pede a todas pessoas de boa disposição, para o contactar no seguinte terminal telefónico: 923 24 93 36, para mais detalhes sobre o estado actual da sua vida.

Tunga Mabele, antigo futebolista do F.C Uíge e dos Construtores, procura a sua fámília.

Archivos

Ultimos Posts